Economia

Pix registra 193 mil cadastros em menos de três horas

O registro das chaves é quando o cliente vincula ao número do celular ou ao endereço de e-mail, por exemplo, as informações pessoais e bancárias dele.

Pix registra 193 mil cadastros em menos de três horas

Segundo o BC, uma pessoa pode fazer até 5 chaves por conta-corrente e uma empresa, pode até 20. — Foto:Reprodução

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) — O cadastro das chaves para o Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, começou nesta segunda-feira (5). De acordo com a autoridade monetária, desde as 9h foram registrados cerca de 193 mil cadastros.

“Tivemos até 10h, na primeira hora de cadastramento, um pouco mais de 50 mil. É importante considerar que estamos na fase inicial, são primeiras pessoas que estão se movimentando”, disse Carlos Eduardo Brandt, chefe-adjunto do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro.

O registro das chaves é quando o cliente vincula ao número do celular ou ao endereço de e-mail, por exemplo, as informações pessoais e bancárias dele.

“A pessoa pode fazer mais de uma chave por conta. Ela pode não querer dar o número de celular dela para algumas pessoas, aí ela daria o CPF, por exemplo, para realizar a transação. Mas ela pode querer cadastrar o número para ceder a quem já tem o celular dela na agenda”, explicou Brandt.

Na prática, quem fizer o cadastramento das chaves não vai precisar informar todos os seus dados na hora de transferir dinheiro ou pagar conta pelo Pix, ela precisará apenas falar a chave cadastrada (CPF, e-mail ou número de celular, por exemplo).

LEIA MAIS: 

Segundo o BC, uma pessoa pode fazer até 5 chaves por conta-corrente e uma empresa, pode até 20.

“Não há limite da quantidade de contas por pessoa, se ela tem dez contas, ela pode registrar cinco chaves em cada. Mas não é possível cadastrar a mesma chave em duas contas”, explicou Mayara Yano, assessora do departamento.

As chaves precisam ser validadas uma a uma.

Segundo Brandt, o cliente não precisa ter cadastrado a chave para realizar uma operação pelo Pix, que começará a funcionar em 16 de novembro.

“É instrumento de conveniência, se ele não fizer o cadastro, ele terá que informar todos os seus dados para fazer a transação”, destacou.

O BC informou que ainda não registrou problemas na plataforma. “O que tivemos foram questões pontuais de conexão com algumas instituições financeiras, o que é normal, o sistema está começando a operar”, disse Brandt.

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Inflação de março pesou menos para famílias de renda alta, aponta Ipea

2

Economia

Brasileiros têm R$ 7,78 bilhões “esquecidos”; saiba como resgatar

3

Economia

Governo prevê salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

4

Economia

Campina Grande tem mais de 380 vagas de emprego esta semana; confira oportunidades

5

Economia

‘Inflação do churrasco’: Cerveja fica mais cara e pesa no bolso do brasileiro