Recuou

Prefeito desiste de autorizar abertura de academias e restaurantes após Campina Grande continuar com bandeira laranja na pandemia

Em live nesta sexta-feira (26), o gestor anunciou que o plano de retomada sofreu alterações. Esse plano mantém confirmada a reativação dos shoppings e galerias, na segunda-feira (29).

Prefeito desiste de autorizar abertura de academias e restaurantes após Campina Grande continuar com bandeira laranja na pandemia

Na companhia do prefeito, participaram da live os secretários l Filipe Reul (Saúde), Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico) e o presidente Nelson Gomes Filho, da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde). — Foto:Codecom-CG

O prefeito Romero Rodrigues desistiu de autorizar a reabertura de academias, bares e restaurantes após o Governo do Estado manter Campina Grande com bandeira laranja no panorama da pandemia do novo coronavírus. Em live nesta sexta-feira (26), o gestor anunciou que o plano de retomada sofreu alterações. Esse plano mantém confirmada a reativação dos shoppings e galerias, mas sem praça de alimentação, cinemas e salões de jogos, na segunda-feira (29).

Havia a previsão de que as academias, bares e restaurantes pudessem reabrir as portas na segunda-feira. Mas, após reuniões realizadas com representantes do Ministério Público, ficou acertada essa mudança temporária no cronograma por parte do governo municipal.

Romero lembrou já haver alertado, há cerca de 15 dias, sobre a possibilidade de ‘recuos’ na marcha de flexibilização das atividades econômicas, por conta da própria dinâmica da pandemia em Campina Grande.

A decisão anunciada foi motivada pelo fato de que, para todos os efeitos, o Município continua com a bandeira laranja, por parte do Governo do Estado, que proíbe a reabertura imediata de alguns estabelecimentos. De acordo com a Prefeitura de Campina Grande, será obedecido, então, o decreto e o cronograma estaduais de retomada das atividades econômicas.

Romero anunciou, ainda, a criação de uma comissão para investigar os casos de duplicação de casos de coronavírus no município. Um relatório do grupo deverá ser produzido até a próxima quarta-feira (1º). Com base no documento, Romero anunciará decisões sobre a flexibilização de outros segmentos da economia.

O prefeito alegou que houve alteração dos dados que classificam Campina Grande com bandeira laranja. Segundo Romero, estima-se que foram registrados 1.226 casos de Covid-19 registrados duas vezes, elevando, com isso, um dos indicadores para a inserção de Campina Grande na bandeira laranja.

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, argumentou em entrevista nesta sexta-feira ao Arapuan Verdade que a falha foi unicamente da equipe de Vigilância em Saúde de Campina Grande, responsável pelo monitoramento dos casos municipais.

Como a questão dos números ainda não foi totalmente esclarecida, o município terá que se alinhar, por enquanto, ao cronograma de reabertura do Estado.

O prefeito anunciou que todos os dados concretos serão investigados e apurados por uma comissão técnica da SMS, STTP e outros órgãos para levantar a taxa real de isolamento social e muitas outras informações de importância sobre a realidade da evolução da pandemia na região.

“Temos constatado em relação às pessoas atendidas na UPA Drº Maia, no Alto Branco, que a taxa de positivados tem caído nas últimas semanas, como ainda tem diminuído a quantidade de internações no Hospital Pedro I e no hospital de campanha”, comentou Romero.

Na companhia do prefeito, participaram da live os secretários l Filipe Reul (Saúde), Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico) e o presidente Nelson Gomes Filho, da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde).

Bandeira laranja

Segundo classificação do Governo da Paraíba, nos municípios sinalizados com bandeira laranja e vermelha, poderão funcionar atividades essenciais, como agropecuária; cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de Saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; administração pública (observada a adoção regimes home office), além dos já sinalizados com adequações para funcionamento.

Classificação dos municípios por bandeiras, em 13 de junho:

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

2

Economia

João Pessoa deve ter até 90% da rede hoteleira ocupada durante feriado da Semana Santa

3

Economia

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

4

Economia

Montadora de motos elétricas e centro de distribuição vão investir R$ 100 milhões e gerar 500 empregos em Campina Grande

5

Economia

Inflação impacta Páscoa e itens relacionados à data aumentam até 39%