Levantamento

Procon-JP divulga pesquisa de preços para a Black Friday

Foram levantados preços de mais 800 itens em nove lojas físicas do comércio pessoense e em lojas virtuais, desde o início de novembro.

Procon-JP divulga pesquisa de preços para a Black Friday

Consumidores devem conferir preços para compara com as promoções — Foto:Reprodução

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor está divulgando as tabelas de preços dos produtos mais procurados durante a Black Friday, que se realiza na próxima sexta-feira, 29. Os preços nas lojas virtuais também estão sendo monitorados para verificação da veracidade dos descontos anunciados.

Foram levantados preços de mais 800 itens em nove lojas físicas do comércio pessoense e em lojas virtuais, desde o início de novembro.

O titular do Procon-JP, Helton Renê, explica que “há três semanas estamos trabalhando nessa pesquisa de preços. Compilamos o valor dos itens mais procurados durante a Black Friday nas lojas físicas, inclusive os que estavam sendo antecipados como promoção, já realizando um primeiro comparativo”.

Publicidade enganosa – Helton Renê salienta que as lojas não são obrigadas a dispor de todos os seus produtos para a promoção, porém, os que não estão com preços reduzidos não podem ser anunciados como se estivessem, sob pena de se configurar publicidade de enganosa. Por isso o consumidor deve ficar atento na hora das compras”.

Os produtos – A pesquisa levantou preços de produtos como aparelho celular, fogões, geladeiras, micro-ondas, máquinas de lavar, ventilador, ferro de passar, ar-condicionado, aparelhos de TVs e notebooks. “Estes são produtos bastante procurados nestas promoções. Por isso, quem vai às compras no próximo dia 29 deve consultar nossas listas de preços”.

Cresce a cada ano – De acordo com o secretário do Procon-JP, o Black Friday vem crescendo a cada ano no Brasil e, toda vez que ocorre, há sempre denúncia de fraudes nos descontos. “Já constatamos, em anos anteriores, que alguns lojistas se aproveitam da boa-fé do consumidor neste momento por que sabem que o volume de vendas vem aumentando a cada ano e por isso aconselho ao consumidor ficar atento e denunciar aos órgãos de defesa do consumidor, quaisquer irregularidades encontradas”.

Para acessar a pesquisa completa acesse os portais: www.joaopessoa.pb.gov.bre www.proconjp.pb.gov.br.  

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Presidente da Petrobras descarta aumento de preços dos combustíveis

2

Economia

Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

3

Economia

Pesquisa mostra variação de 109% no valor da cesta básica em João Pessoa  

4

Economia

Caixa começa a pagar Bolsa Família de abril

5

Economia

Inflação de março pesou menos para famílias de renda alta, aponta Ipea