Em João Pessoa

Procon-JP fiscaliza presença de Selo do Inmetro em brinquedos vendidos para o Dia das Crianças

A Operação Brinquedo Legal foi iniciada nesta terça-feira (1º) e se estende até o dia 11 deste mês. Serão fiscalizados os estabelecimentos que vendem produtos infantis.

Procon-JP fiscaliza presença de Selo do Inmetro em brinquedos vendidos para o Dia das Crianças

O secretário Helton Renê afirma que a fiscalização da qualidade dos brinquedos nessa época do ano é uma necessidade porque algumas irregularidades podem, inclusive, afetar a saúde das crianças. — Foto:Pixabay/Imagem ilustrativa

O Procon-JP vai fiscalizar brinquedos e outros produtos infantis vendidos para o Dia das Crianças. A principal irregularidade encontrada nos anos anteriores foi a falta do Selo de Qualidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

A Operação Brinquedo Legal foi iniciada nesta terça-feira (1º) e se estende até o dia 11 deste mês. Serão fiscalizados os estabelecimentos que vendem produtos infantis.
O secretário Helton Renê afirma que a fiscalização da qualidade dos brinquedos nessa época do ano é uma necessidade porque algumas irregularidades podem, inclusive, afetar a saúde das crianças.

“Os brinquedos e os equipamentos de lazer sem o Selo de Qualidade do Inmetro não dão a certeza da procedência e, por isso, das informações específicas como finalidade e a indicação de idade. Porém, saliento que nem todo brinquedo precisa desse certificado, daí a necessidade da fiscalização.”

Helton Renê disse que os estabelecimentos onde foram encontrados produtos sem selo do Inmetro foram autuados e as mercadorias apreendidas. “Volto a aconselhar que os pais devem ficar atentos na hora de comprar os presentes para os filhos, já que podem estar levando algo que pode fazer mal às crianças”, disse Helton Renê.

As empresas que forem flagradas praticando algum tipo de irregularidade pela fiscalização do Procon-JP na Operação Brinquedo Legal estarão sujeitas a multas e a interrupção temporária das atividades, dependendo da gravidade e da quantidade de reincidência.

Atendimentos do Procon-JP na Capital

Sede – segunda a sexta-feira: 8h às 14h na sede situada na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá

MP-Procon – segunda a sexta-feira: 8h às 17h  na sede situada no Parque Solon de Lucena, Lagoa, nº 300, Centro

Uninassau: segunda a sexta-feira das 8h às 17h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Uninassau, na av. Amazonas, 173, Bairro dos Estados

Telefones: 3214-3040, 3214-3042, 3214-3046, 2107-5925 (Uninassau) e  0800  083 2015

Instagram: @proconjp

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Relatoria do projeto sobre reforma tributária na Câmara pode sair nesta semana

2

Economia

Governo propõe zerar impostos de 18 itens da cesta básica; confira lista

3

Economia

Com R$ 400 milhões em investimentos, feira que busca atrair empreendimentos para o centro de João Pessoa acontece na próxima semana

4

Economia

Amde renova parceria com Banco do Nordeste e oferece condições especiais de crédito para empreendedores de Campina Grande

5

Economia

Abertas inscrições para artesãos interessados em participar do 38° Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande