Pagamento

Termina neste domingo prazo para quem quer pagar imposto de renda no débito automático

Somente quem entrega a declaração até este domingo (31), pode optar que a primeira cota ou a cota única sejam quitadas em débito automático.​

Termina neste domingo prazo para quem quer pagar imposto de renda no débito automático

Pode até parecer simples, mas é comum que contribuintes, uma vez optando pelo débito automático, não se atentem para o prazo de envio da declaração. — Foto:Reprodução

Para o contribuinte que tem imposto a pagar, é importante ficar atento ao prazo de entrega da declaração caso a maneira de pagamento do Imposto de Renda (IR) seja o débito automático. Somente quem entrega a declaração até este domingo (31), pode optar que a primeira cota ou a cota única sejam quitadas em débito automático.

Para aqueles que, por outro lado, entregarem o formulário em abril, só será permitido pagar em débito automático a segunda cota em diante. A primeira parcela deve ser pagano banco. Deste modo, o contribuinte precisa gerar o DARF referente à primeira cota ou cota única diretamente pelo programa e quitar em rede bancária.

— Se o contribuinte está contando em não precisar ir ao banco e deseja que sua primeira cota ou cota única possa entrar em débito automático, cumprir o prazo em março é fundamental — destacou Antonio Gil, sócio de tributos da EY (antiga Ernst & Young).

Pode até parecer simples, mas é comum que contribuintes, uma vez optando pelo débito automático, não se atentem para o prazo de envio da declaração. Muitos acreditam que, mesmo entregando em abril, estará tudo em débito automático. Neste caso, acabarão sendo cobrados multa e juros sobre a primeira cota ou a cota única.

O problema também ocorre  porque o programa da Receita Federal não dará erro e aceitará a escolha de pagamento por meio de débito automático, independentemente da data. É o contribuinte que, entregando em abril, fica responsável por prestar atenção nesse detalhe.

A multa pelo pagamento do imposto em atraso é de 0,33% ao dia, limitada a 20%. E os juros pelo atraso são de 1% no mês de pagamento mais o proporcional da  taxa básica de juros (Selic).

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Presidente da Petrobras descarta aumento de preços dos combustíveis

2

Economia

Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

3

Economia

Pesquisa mostra variação de 109% no valor da cesta básica em João Pessoa  

4

Economia

Caixa começa a pagar Bolsa Família de abril

5

Economia

Inflação de março pesou menos para famílias de renda alta, aponta Ipea