Transporte

Uber faz reunião de lançamento em João Pessoa

Apesar de lei municipal da Capital que proíbe o serviço, Uber discutem data para dar início a operação na Capital e cidade já está incluída na plataforma da empresa

Uber faz reunião de lançamento em João Pessoa

No Brasil, a Uber já opera em 18 cidades, sendo 11 capitais, sendo quatro no Nordeste — Foto:Divulgação

O aplicativo de transporte individual Uber vai começar a operar em João Pessoa, e a cidade já está incluída na plataforma da empresa de tecnologia. Os detalhes do lançamento serão discutidos entre a empresa e os motoristas parceiros na noite desta terça-feira (20), no Hotel Nord Class, em Tambaú. Apesar de lei municipal da Capital que proíbe o serviço, eles se baseiam na Lei Federal nº 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. 

Na reunião será definida a data de operação do serviço em João Pessoa. Desde o último mês de agosto, especialistas da Uber estão realizando reuniões e o cadastramento de motoristas interessados em fazer parte da plataforma de serviço de transporte individual privado que conecta o usuário ao motorista.  

Para o cadastramento na plataforma Uber, que já inclui João Pessoa, os motoristas passaram por certificação de antecedentes criminais, apresentaram carteira de motorista que permite exercer função remunerada, bem como os documentos do veículo em dia. Já o automóvel, obrigatoriamente, precisa ser de 2008 para frente, quatro portas e ter ar-condicionado. 

Vantagens – Dentre as vantagens de participar da plataforma digital, está o fato de fazer a sua própria carga horária de trabalho, não precisa ter um seguro específico para passageiro – pois a empresa Uber dispõe de um seguro de R$ 100 mil reais para os caso em que ocorra alguma coisa durante a viagem e de R 5 mil para qualquer tipo de eventualidade médica durante o translado, além de não ter chefe. Para mais informações os interessados devem acessar o site parceirosbr.com ouuber.com

De acordo a empresa de tecnologia, para usufruir do serviço, o usuário precisa baixar o aplicativo, cadastrar-se na plataforma, que inclui dados do cartão de crédito, pois o pagamento das viagens só é aceito no cartão. Após a corrida, o passageiro recebe no próprio e-mail dados e o valor final da viagem.

No Brasil, a Uber já opera em 18 cidades, sendo 11 capitais, sendo quatro no Nordeste. São elas: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cubatão, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Guarujá, Londrina, Natal, Porto Alegre, Praia Grande, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Paulo e São Vicente. 

Legislação – No dia 21 de outubro de 2015, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou o projeto de lei, de autoria da vereadora Raissa Lacerda (PSD), que proibiu o aplicativo de caronas  (Uber) na cidade antes mesmo do sistema chegar à Capital paraibana. A matéria foi sancionada pelo prefeito Luciano Cartaxo sob forma daLei 13105/2015.

Já na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), uma matéria similar a sancionada pela Prefeitura de Capital, de autoria do deputado deputado João Gonçalves (DEM), foi considerada inconstitucional, no mês de março deste ano, pela Comissão de Constituição, Redação e Justiça (CCJ) por fazer uma reserva de mercado.

Novas discussões – Mas a proibição do serviço do aplicativo Uber voltou a ser discutida na Câmara da Capital no último mês de agosto, quando o vereador Lucas de Brito (PSL) sugeriu em plenário que a proibição seja reavaliada, pois fere a questão da livre concorrência e tem sido um obstáculo para o combate ao desemprego e para a melhoria da mobilidade urbana. Com o lançamento do serviço anunciado pela empresa de tecnologia para os próximos dias, o tema deve voltar à pauta não só na CMJP como também na ALPB e em toda a sociedade que busca serviço de transporte com mais segurança e economia.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Presidente da Petrobras descarta aumento de preços dos combustíveis

2

Economia

Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

3

Economia

Pesquisa mostra variação de 109% no valor da cesta básica em João Pessoa  

4

Economia

Caixa começa a pagar Bolsa Família de abril

5

Economia

Inflação de março pesou menos para famílias de renda alta, aponta Ipea