Resultados

Vendas do varejo voltam a crescer em fevereiro na Paraíba apesar da ausência do auxílio emergencial e intensidade da pandemia, aponta IBGE

As vendas do varejo ampliado da Paraíba, que analisa os segmentos de veículos, peças e materiais de construção, também registraram alta em fevereiro (2,3%), apontando uma reação.

Vendas do varejo voltam a crescer em fevereiro na Paraíba apesar da ausência do auxílio emergencial e intensidade da pandemia, aponta IBGE

Setores que contribuíram positivamente para o resultado foram atividades de móveis e eletrodomésticos e tecidos, vestuário e calçados, assim como hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. — Foto:Walla Santos

Apesar das dificuldades do setor com o recrudescimento da pandemia nos primeiros meses deste ano e ausência do auxílio emergencial, as vendas do varejo paraibano voltaram a reagir no mês de fevereiro, segundo apurou a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada, nesta terça-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta do índice ficou em 0,7% em fevereiro sobre o mês anterior, um pouco acima da média alcançada pelo País (0,6%). Contudo, sete estados e o Distrito Federal registraram queda no setor.

As vendas do varejo ampliado da Paraíba, que analisa os segmentos de veículos, peças e materiais de construção, também registraram alta em fevereiro (2,3%), apontando uma reação. Neste segmento, apenas quatro estados tiveram queda no País, que registrou alta de 4,1%.  

Das oito atividades pesquisadas, quatro tiveram taxas positivas no País. Livros, jornais, revistas e papelaria registraram maiores crescimentos frente a janeiro. Outros setores que contribuíram positivamente para o resultado foram atividades de móveis e eletrodomésticos e tecidos, vestuário e calçados, assim como hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com grande peso na pesquisa, que também avançou. Já nos segmentos negativos estão os combustíveis e lubrificantes, artigos farmacêuticos, equipamentos e materiais para escritório, e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,5%).

Análise do PMC

Para o gerente de Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE, Cristiano Santos, a volta às aulas gerou aquecimento nas vendas. “Janeiro é um mês de contas extraordinárias, como IPTU e IPVA, então é comum um consumo menor no comércio. Já em fevereiro, temos a volta do orçamento mensal das famílias a uma maior normalidade e o retorno dos alunos às escolas, aquecendo as compras de material escolar. Assim, mesmo com o cancelamento do Carnaval, que impacta, por exemplo, em menores vendas de bebidas alcoólicas nos supermercados, tivemos uma variação positiva esse mês”, avaliou Santos.

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Receita Federal abre hoje consulta ao lote residual de restituição do imposto de renda

2

Economia

INSS antecipa primeira parcela do 13º dos aposentados; pagamento será feito junto com benefício de abril

3

Economia

Campina Grande inicia semana com 92 oportunidades de emprego; confira

4

Economia

Banco do Brasil propõe aumento de quase 57% para paraibana presidente do órgão

5

Economia

Atacadão vai abrir nova loja no antigo prédio do Hiper da BR-230, que também terá Sam’s Club