IBGE revela

Volume de vendas na Paraíba cai em dezembro, mas fecha 2020 com saldo positivo

Mesmo com a retração em relação a novembro, o setor encerrou o ano de 2020 com um saldo positivo de 2,4% nas vendas, melhor que o verificado em dezembro de 2019 (-1%).

Volume de vendas na Paraíba cai em dezembro, mas fecha 2020 com saldo positivo

No comércio varejista ampliado – que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção – também houve recuo no volume de vendas na comparação com novembro (-1%), ao passo que a receita nominal variou 0,1%. — Foto:Pixabay/Imagem ilustrativa

O volume de vendas do comércio varejista na Paraíba registrou queda de 4,7% em dezembro, conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), enviada ao ClickPB pelo IBGE, nesta quarta-feira (10). Mesmo com a retração em relação a novembro, o setor encerrou o ano de 2020 com um saldo positivo de 2,4% nas vendas, melhor que o verificado em dezembro de 2019 (-1%).

No acumulado de 12 meses, a receita nominal do comércio paraibano também teve crescimento (7%). Esses resultados estaduais foram superiores aos constatados na média brasileira, tanto no volume (1,2%), como no índice de receita (6%).

Na comparação com o indicador de novembro, a receita nominal arrecadada pelo setor, no estado, recuou 2,3% no último mês do ano, enquanto nacionalmente essa redução foi mais intensa, de 5,3%. Na média do país, o volume de vendas também diminuiu (6,1%).

Em relação a dezembro de 2019, a pesquisa constatou retração de 3,4% no volume de vendas, porém acompanhada por alta de 4,7% na receita. Nesse mesmo comparativo, os índices nacionais foram mais positivos, 1,2% e 9,2%, respectivamente.

Varejo ampliado

No comércio varejista ampliado – que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção – também houve recuo no volume de vendas na comparação com novembro (-1%), ao passo que a receita nominal variou 0,1%. No acumulado dos 12 meses, as variações foram positivas, de 0,4% e 4,9%, respectivamente, acima também das médias do Brasil, -1,5% e 3,3%.

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

2

Economia

João Pessoa deve ter até 90% da rede hoteleira ocupada durante feriado da Semana Santa

3

Economia

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

4

Economia

Montadora de motos elétricas e centro de distribuição vão investir R$ 100 milhões e gerar 500 empregos em Campina Grande

5

Economia

Inflação impacta Páscoa e itens relacionados à data aumentam até 39%