Neste domingo

2º dia do Enem é de redação e alerta para detector de metal no banheiro

Abstenção no 1º dia foi de 25,31% e 364 foram eliminados, diz MEC. Neste domingo, os portões serão fechados às 13h de Brasília.

Depois de um primeiro dia considerado “tranquilo” pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 começa na tarde deste domingo (25) com uma maratora de cinco horas e meia de provas: os candidatos precisarão responder a 45 questões de linguagens, 45 de matemática e produzir uma redação. Os portões serão fechados às 13h do horário de Brasília (veja os horários locais de fechamento dos portões em cada estado).

Segundo o MEC, 364 pessoas foram eliminadas durante o Enem pelos motivos mais diversos: desde suspeita de fraude e uso de ponto eletrônico até por sair do local de prova antes da hora permitida e ir ao banheiro com a carteira, como aconteceu com um estudante do Rio Grande do Norte.

Houve também candidatos que nem tiveram a chance de entrar na sala de provas, porque chegaram ao local momentos depois de os portões serem fechados. Em São Paulo, pelo menos cinco pessoas tentaram forçar a entrada por entre as grades.

Para evitar ser eliminado no segundo e último dia do Enem, Mercadante deu, na tarde deste sábado (24), recomendações simples aos candidatos:

Horário: Chegar cedo é prevenir potenciais imprevistos. “A imprensa falando, mandamos e-mails para todos os participantes, nos últimos dois dias foram e-mails e SMS, então é importante isso porque amanhã tem prova e não tenha mais essa situação. As pessoas já sabem o endereço, é mais fácil sair com antecedência, chegar com antecedência, para não termos esse tipo de prejuízo aos participantes.”

Detectores de metal: Neste ano, o MEC dobrou o número de detectores de metais e decidiu que todos os participantes deverão passar por eles para ir ao banheiro. O resultado foi que, no sábado, muita gente foi eliminada por estar portando no bolso itens não permitidos pelo edital. Por isso, ao entrar na sala de provas, deixe todos os seus pertences que não sejam a caneta de cor preta e tubo transparente, o documento de identidade com foto, o cartão de confirmação do Enem e comidas e bebidas. Carteiras, chaves e outros objetos pessoas devem permanecer lacrados e fora do alcance dos estudantes.

Programa ao vivo
Após o fim das provas, os estúdios do G1 em São Paulo e em Pernambuco darão início a um programa em vídeo ao vivo com professores do Projeto Educação e estudantes que fizeram o Enem.

Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que caíram no Enem.

Candidatos que fizeram a prova poderão participar do programa enviando perguntas e comentários pela página da cobertura completa do Enem no G1.

Resolução das questões
G1 trará ainda a resolução das 90 questões de domingo preparadas pelos professores do Cursinho da Poli (veja a correção das provas de sábado). O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo MEC até quarta-feira (28).

O Enem 2015 em números:
– 7.746.057 candidatos
– 8.424 gestantes
– 10.773  lactantes
– 1.711 idosos
– 71.195 sabatistas
– 278 que vão usar nome social

Abstenção e eliminações
No primeiro dia de provas, realizado neste sábado (24), o índice de abstenção foi de 25,31% e 364 candidatos foram eliminados, segundo balanço parcial divulgado pelo Ministério da Educação.

Entre os desclassificados, 34 pessoas foram flagradas pelos detectores de metal com equipamentos eletrônicos e apenas uma pessoa foi eliminada por postar fotos dentro do local de prova em redes sociais. Segundo o ministro, a candidata reconheceu o erro, mas foi eliminada mesmo assim. “Mas qualquer participante pode ser eliminado a qualquer tempo”, explicou Mercadante, durante entrevista coletiva em Brasília.

O primeiro dia do Enem 2015 teve cinco emergências médicas e um óbito. Segundo Mercadante, Tatiana Macedo de Carvalho, de 22 anos, era uma das aplicadoras do Enem em Campo Grande. Ele afirmou que a jovem “teve uma crise convulsiva e acabou falecendo em seguida”.

Charge de Ziraldo usada no Enem 2015 (Foto: Reprodução)Charge de Ziraldo usada no Enem (Foto: Reprodução)

Primeiro dia foi conteudista
exigiu mais conteúdo e leituras e privilegiou menos as imagens do que nas edições anteriores. Na prova de ciências da natureza, alguns dos temas que foram abordados incluem assuntos sobre genética e DNA, primeiros socorros e o desempenho esportivo de Usain Bolt. Já a prova de ciências humanas, que exigiu bastante leitura dos textos para chegar às alternativas corretas, trouxe como temas muitos pensadores do século XX, como Simone de Beauvoir e Friedrich Nietzsche, e charges de Amarildo e Ziraldo.

Uma pergunta de biologia falava sobre microquimerismo e como mães carregam os células masculinas dos filhos após a gestação. Ela foi apoiada em texto do biólogo Alysson Muotri, publicada em sua coluna do G1.

“Para mim, eu colocaria a opção: ‘as nossas células corporais provêm de um único zigoto'”, responde o biólogo. Alysson afirma que, de 2010 para 2015, as pesquisas sobre esse fenômeno avançaram para conseguir um nível de análise célula a célula. “Não sabemos ainda exatamente por quê acontece e nem o mecanismo. Mas temos certeza que isso acontece mesmo”, contou ele ao G1.

Apesar da pouca prevalência, a prova de ciências humanas também pediu pelo menos dois mapas. Porém, não exigiu muito conteúdo prévio: era possível encontrar as respostas fazendo a leitura das imagens. Outro tópico mencionado no exame foi a crise hídrica em Minas Gerais – a questão relacionava-se à importância das veredas para o equilíbrio ecológico. O texto base foi retirado de uma reportagem do Globo Rural publicada pelo G1.

Questões da Prova Amarela do Enem 2015 (Foto: Reprodução)Questões da prova amarela do Enem 2015 (Foto: Reprodução)

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Unipê ignora revolta de alunos e começa cobrar estacionamento em julho; tarifa diária é de até R$ 10

2

Educação

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

3

Educação

Aluna da Paraíba recebe cartão do Pé-de-Meia das mãos do presidente Lula durante cerimônia em Brasília

4

Educação

Brasil tem eterna dívida com a educação, diz Lula

5

Educação

Servidores do IFPB fazem assembleia e devem aderir à greve geral das instituições federais