MEC

55 bolsas de pós-graduação voltam a ser pagas na Paraíba, de acordo com Capes

Na última quarta-feira o ministro da Educação, Abraham Weintraub anunciou o desbloqueio de 3.182 bolsas de incentivo à pesquisa pagas pela Capes em todo o país.

55 bolsas de pós-graduação voltam a ser pagas na Paraíba, de acordo com Capes

Somente a UFPB oferta 7.750 vagas em 122 cursos de graduação presencial

Com o desbloqueio de bolsas pelo Ministério da Educação (MEC), somente na Paraíba deverá ser retomado o pagamento de 55 bolsas para alunos de pós-graduação através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes). Na última quarta-feira (11) o ministro da Educação, Abraham Weintraub anunciou o desbloqueio de 3.182 bolsas de incentivo à pesquisa pagas pela Capes em todo o país.

As bolsas que serão devolvidas são referentes aos cursos com notas 5,6 e 7 na avaliação do MEC, segundo informou a Capes. O estado mais beneficiado pela retomada dessas bolsas é São Paulo, com 1.226.

Apesar deste recente desbloqueio, a Paraíba continua com 525 bolsas bloqueadas. Somente neste ano de 2019, já foram registrados três cortes de bolsas de pesquisa feitos pelo Ministério da Educação.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que o acordo foi firmado com o Ministério da Economia, mas não detalhou de onde virá o dinheiro. “Os detalhes, temos que esperar o Orçamento-Geral da União. A construção do orçamento é dinâmica”, diz.

Segundo Weintraub, essas vagas tinham sido bloqueadas porque a prévia do Orçamento 2020 não previa espaço para esses pagamentos. Após a reunião desta quarta, a expectativa é de que a rubrica da Educação para o ano que vem seja reforçada.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

2

Educação

Desafio Nota 1000 oferece 30 mil vagas em curso de redação para estudantes que vão fazer o Enem

3

Educação

UFPB oferece 40 bolsas no valor de R$ 700 para alunos do programa PET-Saúde; veja como concorrer

4

Educação

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer

5

Educação

Chapa Terezinha/Mônica recebe apoio do segundo colocado na eleição para Reitor da UFPB em 2020