Racismo

Aprovado pelo MEC, manual infantil propõe brincadeira que encena escravidão e causa revolta

Na página 183, o livro “Manual do professor para a educação física — 3º ao 5º anos” apresenta uma brincadeira que sugere aos docentes dividir alunos entre capitães do mato e escravos.

Aprovado pelo MEC, manual infantil propõe brincadeira que encena escravidão e causa revolta

Aprovado pelo MEC, manual infantil propõe brincadeira que encena escravidão e causa revolta — Foto:Reprodução/Manual Infantil

Um guia de atividades para aulas de educação física, aprovado em 2018 pelo Ministério da Educação (MEC) e distribuído para escolas municipais do Rio, tem gerado controvérsia. Na página 183, o livro “Manual do professor para a educação física — 3º ao 5º anos” apresenta uma brincadeira que sugere aos docentes dividir alunos de 8 a 10 anos entre capitães do mato e escravos.

Publicado em 2017, o livro orienta o professor a demarcar com giz um espaço na quadra correspondente ao quilombo, e outro, à senzala. Nessa espécie de pique-pega, os alunos recebem um sinal e, a partir dele, os escravos devem fugir para o quilombo. Uma vez capturados, são conduzidos à senzala pelos capitães do mato. Em seguida, trocam-se as funções. O material foi aprovado pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2019, por meio do qual o MEC avalia e disponibiliza materiais às escolas públicas.

O item foi alvo de críticas nas redes sociais por encenar a escravidão como uma disputa, subestimando o sofrimento do povo negro durante o período.

Segundo o historiador da UFBA Rômulo Souza, o conteúdo que está antes da indicação da atividade é pertinente, mas perde o sentido com a brincadeira proposta.

— As informações que falam sobre capitães do mato e feitores são condizentes com a faixa etária e corretos. Mas elas estão inseridas em uma atividade que deturpa a própria informação proposta e reafirma uma visão que não pode ser romantizada. Nessa fase da idade, na lógica do polícia e ladrão, facilmente a criança pode ser remetida ao binarismo capitães do mato e escravos — afirma.

A coordenadora editorial do projeto, Jane Gonçalves, representante da Módulo/TerraSul Editora, respondeu que “é um livro aprovado pelo MEC, que passou por uma análise crítica. É um manual do professor e contém sugestões, sem a carga racista mencionada”.

O selo informou também que entrará em contato com a autora, Roselise Stallivieri, para um posicionamento mais detalhado. Roselise, professora de educação física formada na PUC do Paraná e ex-funcionária da Prefeitura de Curitiba, foi procurada pelo GLOBO, mas não respondeu até a conclusão desta edição.

Um texto ao lado da atividade mostra que ela foi inspirada em outro livro, do então Ministério do Esporte, que deixou de existir no atual governo e passou ter suas atribuições repassadas para o MEC. Na obra “Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura”, o autor faz uma atividade física mesclando aspectos históricos, mas diferente do que foi publicado na obra aprovada pelo MEC.

Proposta original tratava de inclusão

A atividade proposta tinha como objetivo mostrar inclusão e solidariedade entre os escravos e os ex-cativos perante a perseguição de capitães do mato. Em comum entre as duas está a divisão em dois espaços: a senzala e o quilombo. A diferença é que, no espaço da senzala, só caberiam três libertos, mas sempre que um mais cansado chegasse lá, outro daria espaço. Por outro lado, quando um ex-escravo apertasse a mão de um cativo na senzala, ele se tornaria livre.

A proposta original ainda indica uma concepção de inclusão ao facultar ajuda a escravos com alguma deficiência.

“Você pode sugerir que entre os escravos existirão indivíduos com alguma dificuldade como: sem as pernas; sem os braços; obeso etc., que os outros terão que auxiliar, sendo seus tutores”, orienta.

Nenhuma dessas indicações foi contemplada na atividade proposta pelo manual distribuído para professores do Rio.

— A interdisciplinaridade é importante, e a atividade física pode ser um excelente meio para isso — opina Viviane Montserrat, pedagoga especializada em livros didáticos pela USP. — Só que ela não pode acontecer sem dar atenção aos valores de cada disciplina que está sendo contemplada. Neste caso, o conteúdo da História não foi contemplado. Isso, provavelmente, gera um problema na aprendizagem futura sobre a escravidão, por exemplo. O que deveria ajudar acaba atrapalhando.

O Ministério da Educação não respondeu aos questionamentos da reportagem.

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