Polêmica

CCJ da Câmara adia votação e marca audiência sobre PEC da mensalidade em universidades públicas; deputado paraibano repudia projeto na comissão

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) solicitou uma audiência pública para debater o assunto com a sociedade civil antes da votação na comissão e o pedido foi aprovado por unanimidade.

CCJ da Câmara adia votação e marca audiência sobre PEC da mensalidade em universidades públicas; deputado paraibano repudia projeto na comissão

Quem esteve na CCJ discutindo o assunto foi o deputado paraibano, Gervásio Maia, que disse ser "de assustar o comportamento da base do presidente Bolsonaro nesta Casa. Transformar nossas universidades públicas em universidades pagas. É inacreditável." — Foto:Reprodução/Vídeo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal adiou a votação da PEC que propõe cobrança de mensalidades nas universidades públicas. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) solicitou uma audiência pública para debater o assunto com a sociedade civil antes da votação na comissão e o pedido foi aprovado por unanimidade, o que inclui o autor da proposta, deputado General Peternelli.

Quem esteve na CCJ discutindo o assunto foi o deputado paraibano, Gervásio Maia (PSB), conforme apurou o  ClickPB. Ele disse que “é de assustar o comportamento da base do presidente Bolsonaro nesta Casa. Transformar nossas universidades públicas em universidades pagas. É inacreditável.”

Ainda segundo Gervásio Maia, “ao longo desses anos, o presidente Bolsonaro fez questão de atacar as universidades, os alunos, os professores, com falas equivocadas, preconceituosas de alguém que consegue ser limitado ao extremo e por que não dizer medíocre? Não consegue entender que a base de um povo é a educação. Sem educação de qualidade, pode ter certeza que os cientistas e pesquisadores não teriam descoberto as vacinas que estão salvando a humanidade”, e citou o caso da recusa de vacinas pelo Governo Federal, alvo de investigação na CPI da Pandemia, no Senado.

Os deputados que se manifestaram sobre o tema foram contrários à PEC de cobrança de mensalidade nas universidades públicas, a exemplo da deputada Maria do Rosário (PT-RS), que solicitou audiência pública, além dos deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Alice Portugal (PCdoB-BA). O deputado Arthur Oliveira Maia (União Brasil-BA) presidiu a sessão.

Saiba mais

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

2

Educação

Desafio Nota 1000 oferece 30 mil vagas em curso de redação para estudantes que vão fazer o Enem

3

Educação

UFPB oferece 40 bolsas no valor de R$ 700 para alunos do programa PET-Saúde; veja como concorrer

4

Educação

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer

5

Educação

Chapa Terezinha/Mônica recebe apoio do segundo colocado na eleição para Reitor da UFPB em 2020