Em 14 Gerências Regionais

Educação aplica Prova Brasil Saeb 2017 a partir desta segunda-feira

De acordo com a SEE, ao todo serão avaliados na Prova Brasil 2017, que ocorre a cada dois anos, 120.585 alunos

Educação aplica Prova Brasil Saeb 2017 a partir desta segunda-feira

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira — Foto:Reprodução/geekie

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Ministério da Educação e Cultura (MEC), iniciou, nesta segunda-feira (23), a aplicação da Prova Brasil nas 14 Gerências Regionais de Educação do Estado. Participam da Prova Brasil, que avalia as disciplinas de Matemática e Português, os estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e os estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

Ao todo, foram montados na Paraíba 57 polos de apoio à aplicação da Prova Brasil, com a participação de 900 aplicadores, capacitados por esses polos. Estudantes dos cursos técnicos também terão suas habilidades avaliadas. Participam do exame os alunos das redes estadual, municipal e privada. A Prova Brasil será aplicada até o dia 3 de novembro.

De acordo com a SEE, ao todo serão avaliados na Prova Brasil 2017, que ocorre a cada dois anos, 120.585 alunos, sendo:

– 54.246 da Rede Estadual de Ensino;
– 61.626 da Rede Municipal de Ensino;
– 898 da Rede Federal;
– 3.815 da Rede Privada.

São, no total, 1.893 escolas que participam da Prova Brasil. Este ano, a grande novidade é que o resultado dos estudantes do Ensino Médio – 3ª série – será conhecido. Antes, eles só participavam de forma censitária.

Importância da Prova –  A prova Brasil é um dos indicadores mais importantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que formará o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A média obtida pelos alunos é o resultado das notas tiradas nas disciplinas de Português e Matemática e de fatores como frequência em sala de aula (ProficiênciaXFluxo).
Segundo a gerente executiva da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Marta Medeiros, a importância da Prova Brasil está no fato de avaliar os fatores globais da escola. “É um importante indicador de como deveremos elaborar as políticas públicas para melhorar ainda mais a educação brasileira”, disse.

Saeb –  O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Unipê ignora revolta de alunos e começa cobrar estacionamento em julho; tarifa diária é de até R$ 10

2

Educação

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

3

Educação

Aluna da Paraíba recebe cartão do Pé-de-Meia das mãos do presidente Lula durante cerimônia em Brasília

4

Educação

Brasil tem eterna dívida com a educação, diz Lula

5

Educação

Servidores do IFPB fazem assembleia e devem aderir à greve geral das instituições federais