Educação

Enem tem neste domingo prova mais ‘puxada’ e redação com novas regras

O segundo dia da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste domingo (27) a partir […]

Enem tem neste domingo prova mais 'puxada' e redação com novas regras

O segundo dia da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste domingo (27) a partir das 13h, no horário oficial de Brasília. Os candidatos vão encarar o dia mais desgastante. São 5h30 de provas para resolver 45 questões de linguagens e códigos, outras 45 de matemática e ainda escrever uma redação.

O G1 terá após o término das provas um programa ao vivo com professores e alunos comentando a prova. Terá ainda a correção das questões feita por cursinhos.

Arte serviço do Enem (Foto: Editoria de Arte/G1)

Controlar o tempo será decisivo para o candidato fazer uma boa prova. Professores aconselham que o aluno faça a redação em uma hora, incluindo o tepmo que terá para passar o texto a limpo na folha de respostas.

Neste ano, as regras da correção da redação se tornaram ainda mais rígidas. Inserção de trechos indevidos, como receitas de macarrão e hinos de times de futebol, que fogem ao tema, poderão resultar em nota zero para o candidato. A alteração, inclusive, está explícita no edital da prova, ao contrário das edições anteriores.

Além disso, o limite para a discrepância entre as duas notas dos corretores foi reduzido. Neste ano, todas as redações do Enem serão corrigidas por pelo menos duas pessoas.

Todas as vezes que as duas notas tiverem uma diferença de mais de 100 pontos, um terceiro avaliador corrigirá a prova para que se chegue à nota final. No ano passado, essa tolerância era de 200 pontos.

Se a nota em um das cinco competências (que vai de 0 a 200) tiver discrepância de 80 pontos, a redação também irá para o tercerio corretor.

Por causa da mudança, a estimativa do governo é de um aumento no número de redações que passem pela terceira correção. Em 2012, 21% das provas estiveram nessa situação. Agora, ele afirma que essa porcentagem chegue a um terço.

Para garantir uma correção mais rigorosa, houve um aumento no número de corretores. Em 2012, foram contratados 5.692 corretores, 234 supervisores de avaliação, 468 auxiliares e dez subcoordenadores pedagógicos para o processo de avaliar as redações.

Primeiro dia de provas

As 90 questões de ciências humanas e de ciências da natureza aplicadas no sábado trouxeram perguntas que abordavam globalização, a demarcação de terras indígenas, o governo de Juscelino Kubitschek, circuitos elétricos, química orgânica e a transmissão da rubéola. Entre os elementos de cultura pop que apareceram nas questões estava a canção “Disneylândia”, do grupo Titãs.

Questão coloca a palavra ‘gasolina’ escrita com ‘z’ em prova deste sábado (26), do Enem (Foto: Reprodução)

Questão coloca a palavra ‘gasolina’ escrita com ‘z’

na prova do sábado (Foto: Reprodução)

As 45 questões da prova de ciências humanas tiveram diversas charges e cartuns, alguns deles históricos, como um da década de 1930 que falava sobre o voto feminino no Brasil, e outro que ilustrava a época do governo de Juscelino Kubitschek, marcada pelo desenvolvimentismo, mas também pela desigualdade social.

Já em ciências da natureza, a prova do Enem trouxe questões clássicas principalmente em física e química, com problemas que pediam conhecimentos como amperagem e voltagem, e outros exigindo o cálculo de massa, mol, além de outras questões de química orgânica. Em outra questão de física, os candidatos tiveram que identificar os diferentes gráficos que representavam adequadamente os movimentos de velocidade nas diversas fases da queda de um paraquedista.

A questão mais comentada, porém, foi uma de história do Brasil que, no texto de uma charge, trouxe a palavra “gasolina” escrita com “z”. O MEC explicou que a grafia errada tem um contexto histórico e irônico, mas a pergunta acabou virando piada no Twitter.

 

Balanço do MEC

O primeiro dia do Enem 2013 foi considerado “um êxito” pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, porque, segundo ele, não houve “nenhum incidente importante”. Os dois destaques apresentados pelo ministro em coletiva de imprensa realizada no fim da tarde de sábado (26) foram o caso de uma jovem de 20 anos de Teresina, que entrou em trabalho de parto enquanto fazia a prova, e a eliminação de 24 candidatos que foram flagrados publicando fotos tiradas dentro da sala, onde é proibido ter equipamentos eletrônicos ligados.

O balanço de candidatos eliminados foi feito entre o início das provas e as 18h30 de sábado. Segundo Mercadante, a “ampla maioria” dos candidatos eliminados é formada de estudantes de escolas particulares que pagaram a inscrição do Enem. Um dos candidatos que perderam o exame tem 39 anos, de acordo com o ministro. Mas esse número pode aumentar. Mercadante lembrou que a qualquer momento novos candidatos podem ser eliminados. “A qualquer tempo, poderemos estar anulando a participação. Não pode entrar equipamento eletrônico e fotografar a prova. Se tiver mais alguma [foto publicada], será identificado e eliminado.”

Sabatistas com novo horário

Uma liminar judicial fez com que o horário do início de provas dos candidatos sabatistas –que, por motivos religiosos, guardam o sábado– fosse alterado em 14 estados. A liminar foi deferida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

De acordo com o ministro, no Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins as provas do primeiro dia tiveram início às 20h do horário oficial de Brasília, e não às 19h, como estava previsto no edital. Nos demais estados, o início seguiu o cronograma original. No domingo, todos os candidatos fazem a prova no mesmo horário.

Pelo menos 18 candidatos do Enem ficaram fora do exame porque, ao chegar ao local da prova, descobriram que estavam cadastrado no sistema do Inep como sabatistas, mas não seguem religiões que guardam o sábado.  O G1 colheu relatos de sete candidatos em São José dos Campos, SP, cinco em Teresina, quatro em Votorantim, SP, pelo menos um em Araçatuba, SP, e um em Piracicaba, SP que acabaram desistindo da prova porque a única alternativa que foi oferecida pelos fiscais era aguardar seis horas em uma sala fechada, antes de encarar as quatro horas e meia das provas de ciências humanas e ciências da natureza.

Mercadante afirmou que acha “pouco provável” que o problema tenha sido do sistema, e não um erro do candidato no ato da inscrição. Na hora de se cadastrar para o Enem, uma das perguntas no formulário é “Você é Sabatista e necessita fazer as provas em horários diferenciados no dia de descanso?”

Segundo Mercadante, o procedimento seguido pelos fiscais no caso de candidatos que alegam não ser sabatistas foi retirar essa informação de sabatista. “Não houve prejuízo. A todos que não eram [sabatistas] foram asseguradas condições para fazer a prova.”

Mercadante afirmou ainda que milhares candidatos deixaram para checar seu local de provas literalmente na última hora: “22 mil estudantes foram ver o endereço, no site do Inep, de meio dia a meio dia e 59”, disse o ministro. Veja histórias de quem acabou chegando atrasado e perdendo a prova.

Os resultados

Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no site http://portal.inep.gov.br/enem no dia 30. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data ainda a ser divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Unipê ignora revolta de alunos e começa cobrar estacionamento em julho; tarifa diária é de até R$ 10

2

Educação

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

3

Educação

Aluna da Paraíba recebe cartão do Pé-de-Meia das mãos do presidente Lula durante cerimônia em Brasília

4

Educação

Brasil tem eterna dívida com a educação, diz Lula

5

Educação

Servidores do IFPB fazem assembleia e devem aderir à greve geral das instituições federais