plataforma interativa

Estudantes da Paraíba lideramranking de simulado do Enem

O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem 7,1 milhões de candidatos inscritos.Estudantes da Paraíba lideram ranking de simulado do Enem

Estudantes da Paraíba lideramranking de simulado do Enem

O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem 7,1 milhões de candidatos inscritos. O estudante Daniel Ferreira de Melo Filho, de 17 anos, que mora em Bananeiras (PB), é o novo líder do ranking do Geekie Games – O desafio do Enem, plataforma interativa que traz exercícios, simulados, e aulas sobre os pontos fracos apresentados nos testes. No levantamento do ranking feito nesta sexta-feira (4), Daniel já soma 101.170 pontos. Em segundo lugar está outro paraíbano, Kelton Dantas Pereira, com 97.337 pontos.

 Kelton Dantas Pereira, de 21 anos, que mora em Pombal (PB) e estuda em Patos (PB)  estava em quarto lugar e agora aparece na segunda posição. Kelton quer fazer medicina, na UFPB. Ele afirma dedicar um grande tempo do seu dia para os estudos e a prática de simulados.

“É importante treinar as questões para chegar bem preparado para o Enem”, diz Kelton, que fez ensino médio no Colégio Geo Patos. Kelton foi aprovado em engenharia na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e em ciência e tecnologia na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), mas se passar em medicina no próximo Sisu, vai seguir a carreira sonhada.

Os estudantes podem se inscrever no Geekie Games até a próxima quarta-feira (9) para fazer os exercícios de treinamento para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De 9 a 16 de outubro, quem acessar a plataforma poderá participar do simulado final feito nos moldes do Enem, com o mesmo número de perguntas e de tempo para realização das provas.

Daniel estava em segundo lugar na sexta-feira da semana passada (27), atrás da estudante Carla Monique Almeida Rosa, de Aracaju (SE), mas com treino e dedicação chegou ao primeiro lugar passando da marca dos 100 mil pontos. O jovem que quer cursar engenharia civil tem dedicado muito do seu tempo nos simulados e nas missões que recebe na plataforma online.

“Achei muito interessante pois além de ser um game viciante, é bem melhor ficar na internet fazendo estes exercícios do que nas redes sociais. As perguntas são difíceis e desafiadoras, é muito bom.”, diz Daniel. O jovem quer fazer engenharia civil em algumas das universidades públicas do seu estado, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ou Universidade Estadual da Paraíba (Uepb).

Todas usam a nota do Enem.

Para aparecer no ranking, o estudante precisa cadastrar o nome da escola no ato de inscrição no Geekie Games, além de ter feito pelo menos  um  simulado de cada área de conhecimento do Enem (linguagens, ciências da natureza, ciências humanas e matemática).
A plataforma oferece, além de um simulado inteligente para os alunos que farão o Enem, um plano de estudos personalizado com base nos erros demonstrados pelos candidatos que responderam às perguntas. É uma oportunidade real de treinar para o exame que será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro. A participação é gratuita e feita inteiramente pela internet.

COMO PARTICIPAR

O Geekie Games é uma realização da Geekie, uma startup de tecnologia aplicada à educação, com divulgação no G1, o portal de notícias da Globo. A plataforma inclui testes para o estudante treinar seus conhecimentos, aulas on-line e, de 9 a 16 de outubro, um simulado feito nos mesmos moldes do Enem. Professores e diretores de escola também têm uma área exclusiva na plataforma. Há uma interface que dá a possibiliade de acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real.

As questões usadas nos testes e no simulado final utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de avaliação utilizado pelo Enem que dá pesos diferentes para as questões de acordo com seu grau de dificuldade.

Por isso, a plataforma consegue entender em quais conteúdos o estudante tem mais dificuldade, de acordo com as alternativas que ele escolhe durante o simulado. Assim, é possível montar “missões” que indiquem os temas aos quais o candidato deve se dedicar com mais afinco para evoluir e aumentar sua pontuação.

Pelo “Geekie Games” será possível ao estudante comparar sua nota com a nota de corte dos cursos e faculdades de sua escolha, além de saber que objetos de conhecimento priorizar para atingir seus objetivos.

A plataforma permite ainda que professores, escolas e secretarias de educação tenham acesso ao desempenho dos seus estudantes e possam entender as principais dificuldades dos alunos.

Simulado finalDe 9 a 16 de outubro, o estudante vai fazer o grande simulado do Enem. A prova terá os mesmos moldes do exame do MEC: em um dia o aluno responde a 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de ciências humanas e 45 de ciências da natureza, em 4h30 de prova, sem interrupções. No segundo dia, terá o mesmo tempo para responder a mais 90 questões, metade de matemática e a outra metade de linguagens e códigos.

Esse simulado será aberto pra todos os alunos, mesmo aqueles que não estiverem utilizando a plataforma. O participante vai receber um relatório personalizado do seu desempenho com a pontuação obtida no simulado e a comparação do seu desempenho com as notas de cortes dos cursos oferecidos no último Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

2

Educação

Desafio Nota 1000 oferece 30 mil vagas em curso de redação para estudantes que vão fazer o Enem

3

Educação

UFPB oferece 40 bolsas no valor de R$ 700 para alunos do programa PET-Saúde; veja como concorrer

4

Educação

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer

5

Educação

Chapa Terezinha/Mônica recebe apoio do segundo colocado na eleição para Reitor da UFPB em 2020