Ainda dá tempo

Inscrições para o Fies 2018 terminam nesta sexta-feira

Segundo especialista, programa é a melhor opção de financiamento para acesso ao ensino superior em faculdades privadas para pessoas com baixa renda

Inscrições para o Fies 2018 terminam ​nesta sexta-feira

Este ano, as regras mudaram — Foto:Reprodução

As inscrições do processo seletivo do Fies foram prorrogadas e podem ser realizadas no site http://fiesselecao.mec.gov.br, até 23 horas e 59 minutos desta sexta-feira, 02 de março, observado o horário oficial de Brasília.  Para concorrer a uma vaga, o candidato deve ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação. 

Para muitas pessoas o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, é a única oportunidade de cursar o ensino superior. Com condições de pagamento consideradas sustentáveis, o financiamento é voltado para estudantes que não conseguem uma bolsa integral numa faculdade particular ou a nota necessária para ingressar numa universidade pública.

De fato, segundo o consultor financeiro pessoal, Rafael Bernardino, o Fies é a melhor opção para aquelas pessoas que não conseguiram entrar nas universidades públicas e cuja renda familiar mensal seja de até cinco salários mínimos: “O Fies vale a pena, pois as condições de pagamento são bastante favoráveis aos estudantes. Dependendo da renda familiar, o aluno pode conseguir taxa de juros zero ou taxas bem abaixo do que as normais do mercado”, completa ele.

Porém, dados do Ministério da Educação apontam que, em 2017, metade dos estudantes que já concluíram o ensino superior por meio do Fies estão inadimplentes. Entre aqueles que já se formaram e começaram a pagar o financiamento, 50,1% estão com parcelas em atraso. Para que isso não aconteça, Rafael Bernardino ressalta que é preciso fugir da sensação de que está estudando de graça, por não está pagando a mensalidade no momento do curso e ter foco e organização para quitar a dívida no futuro. “É importante se planejar para cumprir as condições de pagamento estabelecidas e ter a consciência de que o curso é uma oportunidade importante para a qualificação profissional. E quanto melhor for essa qualificação, maiores serão as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho, com um bom salário que ajude a pagar o financiamento”, completa o planejador financeiro pessoal.

Este ano, as regras mudaram. Se antes os estudantes tinham carência de 18 meses para começar a pagar o financiamento, nos contratos fechados a partir de 2018, eles precisam iniciar o pagamento no mês seguinte ao término do curso, desde que estejam empregados. O dinheiro será descontado diretamente do salário do empregado que tiver emprego formal, por meio do eSocial. Caso o estudante não tenha renda, o saldo devedor poderá ser quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo do financiamento. O mesmo critério será utilizado para o estudante que perder o emprego e para quem desistir do curso. O prazo máximo para pagamento é de 14 anos.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Unipê ignora revolta de alunos e começa cobrar estacionamento em julho; tarifa diária é de até R$ 10

2

Educação

Startups serão selecionadas na Hackathon do Nordx e receberão investimento do Governo da Paraíba

3

Educação

Aluna da Paraíba recebe cartão do Pé-de-Meia das mãos do presidente Lula durante cerimônia em Brasília

4

Educação

Brasil tem eterna dívida com a educação, diz Lula

5

Educação

Servidores do IFPB fazem assembleia e devem aderir à greve geral das instituições federais