Pandemia

Ministério Público recomenda alternar horários de entrada, saída e intervalo de aulas com retorno ao presencial em João Pessoa

A recomendação foi expedida após o prefeito de João Pessoa autorizar a retomada das atividades presenciais. O MPPB acompanhará e atuará em caso de descumprimento dos protocolos.

Sala de aula, reajuste, professores, salário, aumento

Reajuste dos salários foi determinado pelo MEC (Foto: Walla Santos)

O Ministério Público da Paraíba recomendou, nesta segunda-feira (5), que as escolas e faculdades apliquem medidas de proteção e controle sanitários de combate à transmissão do novo coronavírus entre alunos, professores e outros funcionários, dentro das unidades de ensino e nos ambientes associados a elas. Entre as recomendações as quais o ClickPB teve acesso estão a de estabelecer diferentes horários de entrada, saída e intervalo de aulas.

A recomendação foi expedida após o prefeito de João Pessoa autorizar a retomada gradual das atividades presenciais nas escolas. O MPPB vai acompanhar e poderá atuar em caso de descumprimento dos protocolos necessários para esse retorno.

O documento é assinado pelos representantes do MPPB, Luis Nicomedes de Figueiredo Neto e Gardênia Cirne de Almeida, que ocupam os 50º e 51ª cargos na Promotoria de Justiça de João Pessoa. Os promotores de Justiça elencam 12 recomendações às escolas para que sejam implementadas sem prejuízo de outras medidas que entendam convenientes, conforme disposto no Decreto Municipal 9.585/2020, publicado no Semanário Oficial do Município, no último dia 2. Os subscritores da recomendação entendem que cabe às autoridades locais e aos órgãos de saúde decidir, após avaliação do quadro epidemiológico e da capacidade de resposta da rede de atenção à saúde, quanto à retomada das atividades. Ao Ministério Público cabe o acompanhamento das medidas.

Higiene

Segundo os promotores de Justiça, as escolas devem definir regras de entrada e frequência nas escolas, mantendo estudantes e professores em pequenos grupos que não se misturam (bolhas), escalonando o início das aulas, os intervalos, o uso dos banheiros, e do término das aulas. Os estabelecimentos de ensino também devem reorganizar os seus  espaços físicos, identificando entradas e saídas e sinalizando a direção dos caminhos e das instalações para lavagem das mãos, de modo a facilitar o uso adequado dos espaços.

Também é alvo da recomendação o reforço na higiene, que chama a atenção para que as escolas mantenham os ambientes sempre limpos, com limpeza frequente das superfícies e dos objetos compartilhados, os quais devem ser limitados; que orientem a higienização frequente das mãos, bem como forneçam todos os equipamentos de proteção individual necessários à redução dos eventuais riscos de contaminação.

Alunos sintomáticos e ensino remoto

O distanciamento físico com o espaçamento das carteiras e o uso de máscaras, conforme disposto no decreto municipal, também foram recomendados, assim como, quando possível, a garantia da ventilação adequada e apropriada dos ambientes. As escolas também devem orientar aos pais e ou responsáveis legais que se abstenham de enviar ao estabelecimento de ensino estudantes com algum sintoma associado ao covid-19, devendo comunicar à escola de imediato para as providências necessárias. Os professores e demais colaboradores também devem identificar e separar os estudantes com sintomas, para que possam ser testados e isolados os casos suspeitos.

O Ministério Público também alerta na recomendação que as escolas devem garantir o direito dos professores, funcionários e demais colaboradores integrantes de grupos de risco de permanecerem em trabalho remoto, sem obrigatoriedade de trabalho presencial, para preservação de suas vidas e integridade física. Da mesma forma, devem ser mantidos o ensino remoto concomitante ao ensino presencial (ensino híbrido) aos alunos que não participarem da retomada das atividades presenciais.

Suporte pedagógico

Os promotores de Justiça Gardênia Cirne e Luis Nicomedes também recomendam que os responsáveis pelas escolas mantenham constante diálogo com os pais e responsáveis legais dos alunos, informando-os dos protocolos adotados pelo estabelecimento de ensino para cumprimento das obrigações referentes à retomada segura das aulas presenciais.

Também devem oferecer o acolhimento aos alunos na retomada, visto que muitos estarão passando por inquietações devido ao afastamento prolongado, devendo elaborar protocolo de retomada pedagógico, para incluir medidas relativas ao aproveitamento das atividades remotas, estratégias para conclusão do ano letivo. Além disso, devem dar auxílio aos adolescentes que apresentarem dificuldade ou retrocessos cognitivos, além de outras medidas que se fizerem oportunas e necessárias.

Cópias da recomendação foram encaminhadas à presidência do Sindicato das Escolas Particulares de João Pessoa; ao prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo; à coordenação do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude e da Educação; à presidência do Conselho Estadual de Educação da Paraíba e ao setor de comunicação do Ministério Público da Paraíba para a devida divulgação junto aos órgãos de imprensa.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Alunos, professores e técnicos da UFPB vão às urnas amanhã escolher novo reitorado

2

Educação

Fies 2024: candidatos relatam problemas técnicos com inscrição

3

Educação

Cícero Lucena entrega 250 chromebooks a professores da rede municipal de João Pessoa

4

Educação

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira

5

Educação

Divulgado resultado parcial do programa Paraíba sem Fronteiras com bolsas em universidades da Espanha e Reino Unido