Campanha

Por causa da pandemia, UFPB terá votação online para reitor pela primeira vez

A consulta à comunidade acadêmica será realizada no dia 26 de agosto, por meio do sistema ''Siga Eleição'', dentro do Sigaa.

Por causa da pandemia, UFPB terá votação online para reitor pela primeira vez

mandato da reitora atual acaba no dia 13 de novembro — Foto:Walla Santos/ClickPB

A pandemia trouxe mais uma novidade para a comunidade acadêmica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além das aulas remotas. É que este ano, pela primeira vez, todo processo que envolve a escolha de um novo reitor para a universidade será realizado online, incluindo a votação, que será realizada no dia 26 de agosto.

De acordo com o presidente da comissão eleitoral, Ângelo Brito Pereira de Melo, a homologação das candidaturas deve ser publicada nesta sexta-feira (31) ou sábado (1) e os candidatos terão do dia 2 ao dia 23 de agosto para divulgar suas propostas. A propaganda também deve ocorrer unicamente de forma virtual, conforme ele informou ao ClickPB.

A consulta à comunidade acadêmica será realizada no dia 26 de agosto, por meio do sistema ”Siga Eleição”, dentro do Sigaa, ao qual todos os professores, alunos e servidores técnico-administrativos da UFPB possuem acesso. Dentro do sistema, cada um poderá votar no candidato de preferência.

Ângelo Melo explicou que o resultado da consulta é levado ao Conselho Universitário (Consuni) e Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e é considerado na formação da lista tríplice que será enviada ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

”Os conselhos têm autonomia para formar a lista tríplice e não necessariamente o nome mais votado terá que aparecer na lista. A consulta é uma base para que o conselho saiba o que a comunidade acadêmica quer, mas não é um compromisso”, esclareceu.

A lista tríplice será enviada ao presidente Jair Bolsonaro no dia 11 de setembro, e então ele poderá escolher qualquer um dos três nomes apontados para assumir a reitoria da universidade. O mandato da atual reitora, Margareth Diniz, acaba no dia 13 de novembro.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

2

Educação

Desafio Nota 1000 oferece 30 mil vagas em curso de redação para estudantes que vão fazer o Enem

3

Educação

UFPB oferece 40 bolsas no valor de R$ 700 para alunos do programa PET-Saúde; veja como concorrer

4

Educação

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer

5

Educação

Chapa Terezinha/Mônica recebe apoio do segundo colocado na eleição para Reitor da UFPB em 2020