Educação

Professor observa possível caso de plágio no ENEM

Fernando Beltrão indica repetição na questão 170 da prova cinza da atual edição do Enem

Professor observa possível caso de plágio no ENEM

Na avaliação de professores, a prova estava bem elaborada e contextualizada com temas do cotidiano e de atualidades — Foto:Reprodução

Na noite deste domingo (11), após analisar a prova de matemática, o professor Fernando Beltrão, o Fernandinho da Academia de Estudos, observou um possível caso de plágio na questão 170 da prova cinza do Enem 2018. 

O mesmo quesito, que exigia que os estudantes fizessem um cálculo de redução de pena usando como exemplo o artigo 33 da lei brasileira sobre drogas, apareceu no item 30 da prova do processo seletivo 2014 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). À 0h de hoje (horário de Brasília, onde o Inep é sediado), quando teve acesso às questões, a reportagem do Diario tentou falar com o Inep, mas não conseguiu contato.

“Nossos alunos disseram que uma questão do Enem estava em nossa apostila. Era a questão da seleção da UFPR. Em vez de ficar feliz, fiquei triste, pois o Inep paga caro para produzir uma prova original. Concurso público não pode ser assim”, afirmou Fernandinho. O professor vai usar o canal de denúncia do Inep para formalizar a queixa hoje. “Posso fazer a denúncia como candidato, uma vez que me inscrevo e faço o Enem todos os anos”, disse o professor.

Uma das novidades do Enem 2018 foi a criação de um novo canal para denúncias. Além do serviço Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161, um link para queixas dos candidatos foi criado na Página do Participante. 

“É um canal de denúncia que o candidato poderá usar para registrar casos relevantes pelos quais passou. Cada situação será analisada pelo Inep”, pontuou a diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice Oliveira, quando o canal foi lançado pelo órgão.

VAZAMENTO

Em 2014, um professor do Colégio Christus, de Fortaleza, foi condenado a seis anos de reclusão pelo vazamento de 14 questões do Enem em Fortaleza, em 2011. Na época, o professor distribuiu um simulado do exame que continha questões iguais às que foram usadas no exame. Segundo denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o professor conseguiu as questões por meio do pré-teste, uma prova realizada um ano antes do Enem para definir o nível de dificuldades das questões do exame nacional e que, em alguns casos, tem questões aplicadas também no Enem.  

MEIA HORA A MAIS

Entre as 90 questões de matemática e ciências da natureza que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram que resolver no segundo dia de provas, questões sobre o jogo Minecraft, combustíveis, arboviroses, genética e teoria das eleições chamaram a atenção dos estudantes e professores. Nesta edição, os participantes tiveram meia hora a mais para resolver o teste. Foram cinco horas de duração. No Recife, a aplicação começou às 12h30 e terminou às 17h30. Os estudantes só puderam deixar o local de prova com o caderno de questões às 17h. O material ajuda na correção dos quesitos quando o gabarito for divulgado nesta quarta-feira.

Na avaliação de professores, a prova estava bem elaborada e contextualizada com temas do cotidiano e de atualidades. A característica interdisciplinar das questões foi mantida. O aluno do terceiro ano do ensino médio do Colégio Damas Thiago Coimbra, 17 anos, disse que os assuntos abordados nas questões do segundo dia do Enem estavam dentro do esperado. “Achei os conteúdos bem distribuídos e não houve nada fora do que já conseguíamos mapear a partir da leitura e resolução de provas dos anos anteriores”, disse.

Uma questão abordando o jogo eletrônico Minecraft, que permite modelar um mundo imaginário a partir de construções com blocos, surpreendeu os estudantes. A questão apareceu na prova de matemática e foi considerada fácil pelos candidatos.

“Outro quesito de matemática que chamou a atenção foi o de matrizes, que não aparecia há um tempo no Enem. Apesar da surpresa, também era uma questão fácil de responder”, avaliou a estudante Luiza Freire, de 16 anos, que vai tentar uma vaga no curso de ciências contábeis. Com menos cálculos, a resolução da prova de matemática exigia mais interpretação de texto, raciocínio lógico e dedução.

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