Prova

Professora analisa que redação do Enem não pode ser restrita a ‘Fake News’

Em entrevista ao ClickPB, Ana Paula Collaço destacou que a questão da tecnologia e da internet foi trabalhada durante o ano letivo até mesmo porque fazem parte dos eixos cobrados no Enem.

Professora analisa que redação do Enem não pode ser restrita a 'Fake News'

Ana Paula ainda destacou que o aluno não precisa ser especialista no assunto para fazer uma boa redação — Foto:Reprodução

O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu neste domingo (04) e trouxe como tema da redação a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. A relação do tema com tecnologia não foi uma surpresa para a professora Ana Paula Collaço, que leciona Português no curso Professora Rosana, em João Pessoa.

Em entrevista ao ClickPB, Ana Paula destacou que a questão da tecnologia e da internet foi trabalhada durante o ano letivo até mesmo porque fazem parte dos eixos cobrados no Enem. “O tema em si, o assunto, pode ter sido uma surpresa em si. Mas internet não foi uma surpresa”, apontou a professora.

Ela explicou ainda que o aluno poderia ter abordado o comportamento de manada na elaboração de sua redação. Ela exemplificou dizendo que este tipo de comportamento “é a manipulação da opinião pública por fakes”. No entanto, Ana Paula chamou atenção para o fato de que o candidato não poderia ter se restringido às fake news, pois poderia ser considerada uma fuga do tema.

“O que pode acontecer, se o candidato falar somente sobre fake news, ele vai tangenciar o tema, vai fugir do tema. Fake News é só um ponto do tema abordado”, ressaltou.

Ana Paula ainda destacou que o aluno não precisa ser especialista no assunto para fazer uma boa redação. Os textos motivadores contidos na questão são importantes também para ajudar na contextualização do assunto. “Não precisa ficar preocupado em ser especialista em internet e tecnologia, mas precisa relacionar à manipulação do comportamento do usuário”, completou a professora.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

2

Educação

Desafio Nota 1000 oferece 30 mil vagas em curso de redação para estudantes que vão fazer o Enem

3

Educação

UFPB oferece 40 bolsas no valor de R$ 700 para alunos do programa PET-Saúde; veja como concorrer

4

Educação

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer

5

Educação

Chapa Terezinha/Mônica recebe apoio do segundo colocado na eleição para Reitor da UFPB em 2020