Inconstitucional

Projeto de Lei prevendo desconto em inscrição de concurso público é vetado pelo Governo

Apesar de o Governo considerar a propositura meritória, a prerrogativa de legislar sobre as normas de concursos públicos são de responsabilidade do Poder Executivo

A propositura pretendia reduzir o valor da taxa de inscrição em concursos públicos para desempregados, estudantes e pessoas com remuneração mensal igual ou inferior a um salário mínimo — Foto:Reprodução

Um Projeto de Lei proposto pelo deputado estadual Caio Roberto foi vetado pelo governador Ricardo Coutinho e publicado na edição deste sábado (16) do Diário Oficial do Estado. A propositura pretendia reduzir o valor da taxa de inscrição em concursos públicos para desempregados, estudantes e pessoas com remuneração mensal igual ou inferior a um salário mínimo.

De acordo com o Governo do Estado, o projeto foi vetado por ser considerado inconstitucional. Apesar de considerar a propositura meritória, a prerrogativa de legislar sobre as normas de concursos públicos são de responsabilidade do Poder Executivo. De acordo com as razões do veto “o ordenamento constitucional defere ao Governador do Estado, em caráter privativo, a prerrogativa de deflagrar o processo legislativo das leis que disponham sobre provimento de cargos, servidores públicos e seu regime jurídico, que corresponde ao conjunto de normas disciplinadoras das relações, sejam estatutárias ou não mantidas pelo Estado com seus agentes”.

Segundo o texto do projeto, a redução no valor da taxa de inscrição deveria ser, no mínimo, de 30% até 50% para os inscritos em situação de desemprego. Caso o edital fosse omisso em relação à redução da taxa, o Projeto de Lei estabelecia que o valor seria reduzido em 40%.

Além dos concursos públicos, a Lei também pretendia ser aplicada nos vestibulares e demais processos de seleção da Universidade Estadual da Paraíba.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Dia do Livro: psicóloga destaca obras que auxiliam na compreensão do luto e das perdas para crianças

2

Educação

Desafio Nota 1000 oferece 30 mil vagas em curso de redação para estudantes que vão fazer o Enem

3

Educação

UFPB oferece 40 bolsas no valor de R$ 700 para alunos do programa PET-Saúde; veja como concorrer

4

Educação

Funesc abre seleção para bolsistas na Orquestra Sinfônica da Paraíba; saiba como concorrer

5

Educação

Chapa Terezinha/Mônica recebe apoio do segundo colocado na eleição para Reitor da UFPB em 2020