Edilma Ferreira

Secretária de Educação de João Pessoa quer bater meta do MEC

A secretária de Educação do Município de João Pessoa, Edilma Ferreira, disse que a educação infantil é um desafio, mas que o objetivo da gestão é bater as metas do Ministério da Educação (MEC) para 2020, ainda no início do segundo mandato do prefeito Luciano Cartaxo (PSD). “Nosso objetivo é que a gente bata a nossa meta nacional ainda nesse início do nosso mandato de Luciano Cartaxo”.

Segundo Edilma Ferreira, entre as metas do Plano de Educação Nacional (PEN), referente ao período de 2011 a 2020, está a garantia do atendimento de 100% das crianças de 4 a 5 anos e de 50% para crianças de 0 a 3 anos.

“A meta nacional é que a gente até 2020 garanta 100% das crianças de 4 a 5 anos, o que já foi garantido; e 50% de 0 a 3 anos em creches. Aí é onde está o desafio, porque a gente precisa construir novas estruturas e garantir altos investimentos em mão de obra e despesas que agrega a educação infantil”, explicou a gestora, em entrevista ao Portal ClickPB.

De acordo com Edilma Ferreira, a procura por serviços de educação pública tem crescido a partir do momento em que a oferta melhora de qualidade. “A gente sabe que quanto mais a gente melhora as estruturas, investe na qualidade, mas essa demanda vai aumentando”, avaliou a secretária, destacando que o grande desafio tem sido a educação infantil.

“A educação infantil é um desafio, no dia a dia, porque durante o ano inteiro a gente faz matrícula. Então abrir matricula em janeiro pra educação infantil é um número reduzido para o tamanho da expectativa de toda a comunidade”, avaliou Edilma Ferreira.