A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) quer promover uma maior aproximação com a sociedade e divulgar suas ações e serviços por meio da comunicação. A instituição implementou, no final do ano passado, uma estratégia de comunicação, focando na história de excelência científica e tradição de inclusão social da universidade.
“Estamos organizando um sistema mais integrado de comunicação. A UFPB ficou por quase 6 anos sem uma política de Comunicação planejada e agora estamos tentando retomar uma ação sistemática de comunicação que possa melhorar o diálogo entre academia e sociedade”, explicou o jornalista Marcus Alves, coordenador de Comunicação da UFPB.
Segundo ele, antes as ações eram feitas de maneira fragmentada e desorganizada. “Desde novembro do ano passado, a reitora Margareth Diniz está empenhada em promover uma comunicação mais profissional. Uma ação de comunicação que consiga mostrar à sociedade o valor da UFPB, uma instituição capaz de alta produção cientifica, formação acadêmica e com capacidade de prestar zelosos serviços sociais ao estado da Paraíba”.
O plano feito pelas Pró-Reitorias de Planejamento e de Gestão de Pessoas vem sendo implementado para levar informações ao público. A UFPB tem convênios internacionais com mais de 87 países, investe R$ 36 milhões em assistência estudantil, mantém imensos programas de extensão nos municípios paraibanos. A ideia é divulgar essas ações à sociedade por meio da comunicação social, promovendo a aproximação com a sociedade.