Estudantes

UFPB oferta 65 auxílios estudantis para pós-graduandos dos quatro campi da instituição

As inscrições começam nesta segunda-feira (25) e seguem até 3 de março.

UFPB oferta 65 auxílios estudantis para pós-graduandos dos quatro campi da instituição

UFPB oferta auxílios estudantis a pós-graduados — Foto:Walla Santos

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferta 65 auxílios estudantis para pós-graduandos dos quatro campi da instituição. As inscrições começam nesta segunda-feira (25) e seguem até 3 de março, de acordo com o Edital Conjunto Nº 01/2019 da Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) e da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), referente ao período letivo 2018.2.

Confira o edital

Os incentivos serão distribuídos em 17 vagas para Restaurante Universitário (campus I, II, III e IV), 38 vagas para Moradia (campus I, II, III e IV) e 10 vagas para a Residência Universitária Feminina Elizabeth Teixeira (RUFET), no campus I.

Do total de vagas oferecidas, 20% serão destinadas a candidatos autodeclarados oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, segundo a Resolução Consepe Nº 58/2016.

A inscrição deve ser realizada exclusivamente através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Para efetivá-la, é necessário aderir ao cadastro único do processo seletivo. Em seguida, cadastrar dados bancários e informações da situação socioeconômica, solicitar a inscrição no auxílio e anexar os documentos exigidos, conforme instruções do edital.

Para concorrer às vagas, é necessário estar regularmente matriculado e cursando disciplinas nos cursos de pós-graduação presencial e acadêmico no período letivo em vigência, sem bolsas de estudos pagas por agências de fomento ou órgãos conveniados e sem nenhum vínculo empregatício.

Além disso, é preciso comprovar necessidade socioeconômica, com renda familiar per capita bruta igual ou inferior a 1,5 salários mínimos. Deve estar cursando o primeiro curso de mestrado ou de doutorado acadêmico, não pode estar matriculado na graduação e é vedada a inscrição para Residência Universitária e para Auxílio Moradia aos estudantes cujo núcleo familiar resida na cidade-sede do curso no qual está matriculado.

Seleção

A seleção ocorrerá em uma etapa. Será analisado se toda a documentação foi anexada e se está legível. Esses documentos serão avaliados, com o objetivo de traçar o perfil socioeconômico do estudante, aliado às informações prestadas no cadastro único. Os alunos também passarão por entrevista social a ser agendada pelo Serviço Social da UFPB, com data, horário e local comunicados no site da PRPG. Caso necessário, receberão visita domiciliar.

Os resultados para cada etapa do processo serão divulgados no site da PRPG. As datas da entrevista com Serviço Social serão publicadas em 7 de março. Já a avaliação ocorrerá de 11 a 14, com resultado no dia 15. O período de recurso será de 16 a 25. A divulgação dos resultados do recurso e do resultado final será realizada no dia 26.  A assinatura do Termo de Compromisso ocorrerá em 27 e 28. Os auxílios entram em vigor no dia 1 de abril.

A permanência do estudante no programa de auxílio aberto por este edital tem como limite o tempo de nove meses, podendo pleitear uma nova vaga nos próximos Editais. Os recursos financeiros que garantirão esta política provêm de verbas do Gabinete da Reitoria e do Gabinete da PRPG, com dotação orçamentária assegurada pela UFPB para 2019, a depender do repasse regular de recursos financeiros por parte da União.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Professores da UFPB paralisam atividades nesta quarta-feira em campanha por aumento salarial

2

Educação

Cícero autoriza reconstrução de Centro de Educação no Valentina; obra vai receber R$ 1,5 milhão em investimento

3

Educação

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem começa hoje

4

Educação

Enem 2024: período para pedir isenção na taxa de inscrição começa segunda-feira

5

Educação

Senai abre 4,5 mil vagas em cursos gratuitos e pagos