Eleições 2022

Bolsonaro dá início à campanha eleitoral em Juiz de Fora

Presidente desembarcou no Aeroporto da Serrinha na manhã desta terça (16). Candidato à reeleição cumpre agenda no município onde sofreu atentado durante ato de campanha em 2018.

Bolsonaro dá início à campanha eleitoral em Juiz de Fora

O candidato do PL, Jair Bolsonaro, durante entrevista em Juiz de Fora (MG) — Foto:Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou nesta terça-feira (16) a Juiz de Fora (MG) para o lançamento da campanha à reeleição. O candidato do PL desembarcou por volta das 10h no Aeroporto da Serrinha, onde participou de um culto com pastores evangélicos e discursou para apoiadores.

No discurso, transmitido em uma rede social do presidente, Bolsonaro disse que o governo “não errou” durante a pandemia da Covid-19, que matou mais de 681 mil pessoas no Brasil.

A condução da crise sanitária pelo Executivo foi alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado, que atribuiu 9 crimes a Bolsonaro. A CPI da Covid pediu o indiciamento de Bolsonaro pelos supostos crimes de epidemia com resultado morte, infração de medida sanitária preventiva, charlatanismo e incitação ao crime, entre outros.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) já pediu o arquivamento de sete das dez apurações preliminares sobre Bolsonaro abertas a partir das conclusões da CPI da Covid.

Bolsonaro estava acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro; do general Braga Netto, candidato a vice, na chapa que encabeça; e do senador Carlos Viana, candidato do PL ao governo de Minas Gerais.

Congressistas mineiros e o senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidenciável, também acompanham Bolsonaro na agenda em Juiz de Fora.

Após o discurso no Aeroporto da Serrinha, Bolsonaro cumprimentou e tirou foto com apoiadores. Ele também participou de uma motociata pelas ruas de Juiz de Fora.

No mês passado, Bolsonaro visitou a cidade mineira pela primeira vez desde que levou a facada durante a campanha eleitoral de 2018.

O início da campanha em Minas Gerais também faz parte de uma estratégia da equipe de Bolsonaro para tentar melhorar o desempenho eleitoral do candidato do PL no Sudeste. Pesquisa do Ipec divulgada nesta terça-feira mostra que em Minas Gerais, por exemplo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 42% das intenções de voto contra 29% de Bolsonaro.

Atentado

Imagem de arquivo mostra Jair Bolsonaro após ser esfaqueado durante uma campanha em Juiz de Fora, foto de arquivo — Foto: Raysa Leite/AFP

O atentado ocorreu em 6 de setembro de 2018, quando Jair Bolsonaro fazia campanha de rua como candidato a presidente da República e participava de um ato no Centro de Juiz de Fora.

Autor do ataque, Adélio Bispo foi preso no mesmo dia e, segundo a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), confessou ter sido o autor da facada – ele está detido até hoje. A Polícia Federal (PF) concluiu em dois inquéritos que ele agiu sozinho no crime.

Em laudo divulgado em 2019, Adélio foi diagnosticado com transtorno delirante permanente, o que não permite a punição criminal. O homem foi considerado inimputável e segue em internação.

Nova perícia

Uma nova perícia médica de Adélio Bispo foi realizada no dia 25 de julho. A avaliação dos peritos da Justiça Federal deverá determinar sobre condição clínica e se deve haver a cessação ou permanência da internação – o que pode resultar na liberdade dele. O resultado precisa sair até o próximo dia 15 de setembro.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Luciano Cartaxo volta atrás e coloca novamente nome na disputa pela Prefeitura de João Pessoa

2

Eleições

Veneziano diz que apoio a Ruy Carneiro para Prefeitura de João Pessoa mostra coerência política: “mantendo a palavra”

3

Eleições

Ruy Carneiro oficializa aliança com MDB e União Brasil e deixa em aberto escolha do vice para chapa

4

Eleições

Presidente do PT de João Pessoa evita polêmicas e alega que decisão sobre candidatura está nas mãos da executiva nacional

5

Eleições

“Não tem um pingo de verdade”, critica Luciano Cartaxo ao negar aproximação com Cícero Lucena sobre eleições