Na Arapuan

Candidatos debatem nepotismo, golpe, mobilidade, obras maquiadas e até eleições 2018

Candidatos superaram as expectativas e discutiram diversos tempos de interesse da cidade de João Pessoa. Postulantes mantiveram discussão em alto nível

Candidatos debatem nepotismo, golpe, mobilidade, obras maquiadas e até eleições 2018

Debate aconteceu de forma equilibrada e sem ataques pessoais — Foto:Divulgação

Os candidatos a prefeito de João Pessoa não discutiram amenidades no debate da TV Arapuan, nesta sexta-feira (26). Os dois candidatos de esquerda, Charliton Machado (PT) e Victor Hugo (PSOL), iniciaram o debate se aliando para criticar o ‘golpe’ do impeachment e chamaram de golpistas os candidatos a vice, Manoel Junior e Wilson Filho, que votaram pelo impeachment de Dilma. Já Cida Ramos (PSB) denunciou nepotismo na Prefeitura de João Pessoa, apontando cerca de 40 nomes supostamente com relação de parentesco na gestão municipal. Para o candidato Luciano Cartaxo (PSD), a denúncia é “picuinha” da concorrente. 

Cida disse que o prefeito é “muito bom em aumentar coisas pequenas” e ironizou a geração de emprego da atual gestão: “Não é verdade que as obras geram emprego, porque as suas obras começam e não terminam”, disse, citando a qualificação da Avenida Beira Rio e o Centro de Apoio ao Turista, que se arrastam. Cida disse que no seu governo pretende construir o Hospital da Mulher, projeto esquecido na atual gestão.

O prefeito Luciano Cartaxo citou as obras que a Prefeitura concluiu, como Lagoa, reforma da Casa da Pólvora, revitalização da Praça da Independência, reforma de escolas, construção de creches, e destacouu o foco na gestão e no trabalho em João Pessoa. Pontos como obras, habitação e mobilidade esquentaram as discussões. 

Nem todo o tempo Victor Hugo e Charliton se mostraram como aliados. Charliton apontou que não há plano de mobilidade em João Pessoa e que a mobilidade de João Pessoa se resume a cortar meio fio e fazer binário por “incompetência” da gestão. Victor Hugo lembrou que o PT também integrava a prefeitura. “Eu espero que o PT tenha muita disposição para fazer isso, porque passou três anos com a atual gestão e não fez”, retrucou. 

Segundo Charliton, propostas o PT tinha, mas não foram acolhidas pela prefeitura.    

O BRT também foi alvo de cobrança, bem como 13 mil casas que foram prometidas em 2012. De acordo com Charliton, foram construídas apenas 3,5 mil casas. Segundo Cartaxo, foram construídas 8,5 mil casas.    

Cartaxo, no entanto, apontou a crise nacional como justificativa para não construir não apenas as 13 mil casas, mas também o BRT.    

charliton rebateu. Lembrou que o PAC Mobilidade do governo federal foi lançado em 2012, foi lançado o edital da licitação, mas cheio de vícios, foi suspenso pelo Tribunal de Contas, e o dinheiro devolvido. Luciano Cartaxo, no entando, reafirmou que não chegou dinheiro do governo federal. 

Victor Hugo disse que o prefeito Luciano Cartaxo, que tenta a reeleição, se eleito, daqui a dois anos se afasta para concorrer as eleições de 2018, e quem assumiria seria Manoel Junior, que é ligado a Eduardo Cunha. Luciano ironizou, afirmando que fica feliz porque o candidato adversário tem certeza da sua vitória. 

Cida Ramos destacou a importância das políticas públicas para o idoso e afirmou que pretende criar o condomínio Cidade Madura em João Pessoa, além de investir na assistência e na qualidade de vida desse segmento.

Na infraestrutura, Charliton destacou a importância de investir em saneamento básico, e alfinetou a Cagepa. 

Já Cida Ramos disse que Luciano Cartaxo pavimentou apenas 38 ruas mas traduz como 52 quilômetros de pavimentação para dar uma noção maior à população. Segundo Cida, quando o orçamento de João Pessoa era de R$ 800 milhões, foi possível calçar cerca de 500 ruas. Agora, o orçamento é de R$ 2 bilhões. “Faremos mais e melhor”, assegurou. 

Na área da educação, a escola de tempo integral foi destaque no debate. Segundo Victor Hugo, as crianças ficam encarceradas em dois turnos na escola, sem atividades adequadas. Luciano Cartaxo disse que pegou a prefeitura com 12 escolas em tempo integral e vai chegar a 21, prometendo, ainda, uma escola em tempo integral bilíngue. 

Ainda segundo ele, o piso do professor não é cumprido, o que motivou uma greve recentente, encerrada por força de decisão judicial. “Muito boa a propaganda, mas na prática não é isso que vem acontecendo em João Pessoa”, disse Victor Hugo.  

Candidatos superaram as expectativas e discutiram diversos tempos de interesse da cidade de João Pessoa. Os postulantes mantiveram a discussão em alto nível e equilibrado. O mediador, jornalista Heron Cid, destacou a missão cumprida da Arapuan. 

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Tibério Limeira comemora número de adesões ao PSB e elogia liderança de João Azevedo

2

Eleições

Deputado Sargento Neto diz que candidatura de Romero Rodrigues a prefeito de Campina Grande é “irreversível”

3

Eleições

Deusdete compara gestão de João Azevêdo com a de Ricardo Coutinho e dispara “10 vezes mais investimentos no atual governo”

4

Eleições

Deusdete Queiroga diz que não tem pretensão de lançar candidatura ao governo do estado e defende João Azevedo no Senado

5

Eleições

Governo Lula tem avaliação negativa em seis áreas; inflação, saúde e segurança têm piores índices