Eleições

Chuva forte e seca atrapalham a votação em sete estados do país

Em cidades de GO, MA, MT, Piauí e RS urnas funcionam com baterias. No AM e PA a estiagem dos rios dificultou transporte de urnas e mesários.

Do G1

De acordo com balaço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sete estados apresentaram ou apresentam problemas na votação neste domingo (31) devido a fenômenos climáticos. Em Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Piauí e Rio Grande do Sul o 2º turno foi prejudicado por fortes chuvas, enquanto no Amazonas e Pará a estiagem dos rios dificultou a chegada de mesários e urnas nas seções de votação.

A situação é mais crítica no Maranhão, onde 46 municípios apresentam seções com problemas de abastecimento de luz. De acordo com o TSE do estado, as urnas das cidades afetadas com a falta de energia estão funcionando com baterias externas e apesar do alto índice de casos, a situação está sob o controle. O orgão afirma que foram detectados 133 urnas com defeitos e 52 foram substituídas.

O quadro também é grave no Rio Grande do Sul que tem pelo menos 12 cidades sem luz por causa de um ciclone que atua na costa da Argentina e influencia o tempo na Região Sul. Apesar da falta de luz, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul afirma que as urnas operam com baterias internas e a votação para o segundo turno das eleições segue normalmente.

De acordo com o TRE, em todo o estado, 20 urnas já operam com baterias internas, que chegam a durar 12 horas. Os casos de urnas com baterias se concentram, segundo o Tribunal, em Arroio Grande, com oito urnas, e Pedro Osório, com seis. São Gabriel tem duas urnas operando por bateria, e Santiago, Pelotas, Getúlio Vargas e Piratini, um caso cada. Isso corresponde, de acordo com o TRE, a 0,07% do total de urnas usadas do estado.

A chuva também afeta eleitores de Mato Grosso, neste domingo. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado, seis urnas, distribuídas nas cidades de Chapada dos Guimarães (MT) e Planalto da Serra (MT), operam com bateria interna, devido à falta de energia elétrica nos municípios. Apesar do transtorno, não foi registrado nenhum caso de votação manual, de acordo com o TRE. Até o momento, tiveram que ser substituídas 47 urnas em Mato Grosso, do total de mais de 6,4 mil utilizadas no estado.

Em Goiás, a cidade de Rio Verde, no sudoeste goiano, teve problema com falta de energia, mas a situação já foi normalizada. De acordo o TRE de Goiás, as urnas funcionaram com auxílio de baterias, por isso não houve alteração no ritmo da votação na região. Ao todo, 33 urnas foram substituídas em Goiás até o começa da tarde deste domingo.

A cidade João Costa, no Piauí, também foi atingida por fortes chuvas e falta de abastecimento de luz que, segundo o TSE do estado, já foi restabelecido. O TSE afirma ainda que a votação está transcorrendo normalmente. Até o início da tarde deste domingo, 27 urnas eletrônicas já haviam sido substituídas no Piauí.

Estiagem dos rios dificulta eleições no Amazonas e Pará
No Pará, o TRE informou que a estiagem que atingiu o estado diminuiu o nível dos principais rios da região de Marajó. A logística de envio de mesários e urnas para a realização da eleição neste domingo foi alterada. Como o acesso a algumas dessas cidades só é feito por meio de barcos, o TRE está usando aviões para levar as urnas até os eleitores, alguns em aldeias indígenas. Não haverá atraso para a conclusão do pleito, segundo o TRE.

Em Jacareacanga (PA), os funcionários do TRE estão usando pequenas lanchas para chegar até as comunidades mais afastadas durante o período em que a maré do rio fica mais alta.
Já no Amazonas, 29 cidades enfrentam problemas com a seca. Em algumas das cidades foram usados helicópteros para que o início da eleição não fosse atrasada. Segundo o TRE-MA, solucionados os problemas de logística, o pleito segue normalmente.

As cidades que tiveram problemas são: Alvarães, Anamã, Atalaina do Norte, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Carauari, Coari, Fonte Boa, Envira, Guajará, Ipixuna, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Juruá, Jutaí, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé, Tonantins e Uarini.
Todos os municípios afetados ficam no interior do Amazonas. Segundo o TER-AM, o interior do estado tem 905.768 eleitores.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Luciano Cartaxo volta atrás e coloca novamente nome na disputa pela Prefeitura de João Pessoa

2

Eleições

Veneziano diz que apoio a Ruy Carneiro para Prefeitura de João Pessoa mostra coerência política: “mantendo a palavra”

3

Eleições

Ruy Carneiro oficializa aliança com MDB e União Brasil e deixa em aberto escolha do vice para chapa

4

Eleições

Presidente do PT de João Pessoa evita polêmicas e alega que decisão sobre candidatura está nas mãos da executiva nacional

5

Eleições

“Não tem um pingo de verdade”, critica Luciano Cartaxo ao negar aproximação com Cícero Lucena sobre eleições