Às 21h30

Drone vai acompanhar primeiro debate em TV aberta com candidatos a prefeito de JP

O debate será dividido em quatro blocos com três intervalos. O primeiro bloco conta com apresentações dos candidatos e no último, considerações finais.

Drone vai acompanhar primeiro debate em TV aberta com candidatos a prefeito de JP

Participarão os candidatos Cida Ramos (PSB), Luciano Cartaxo (PSD), Charliton Machado (PT) e Victor Hugo (PSOL). — Foto:Walla Santos

O primeiro debate dos candidatos a prefeito de João Pessoa em TV aberta acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 21h30, na TV Arapuan. O debate terá cerca de duas horas de duração. A dinâmica do debate será basicamente de perguntas entre os próprios candidatos, no estúdio da TV Arapuan, no bairro de Tambiá, João Pessoa. Haverá telões para acompanhamento pela militância na avenida e até um drone, para mostrar a visão aérea da movimentação. Participarão os candidatos Cida Ramos (PSB), Luciano Cartaxo (PSD), Charliton Machado (PT) e Victor Hugo (PSOL). 

O evento será veiculado na Rádio Arapuan FM 95.3. De acordo com a emissora, não serão permitidas ofensas pessoais e afirmações que atinjam a honra e a dignidade dos adversários. Ocorrendo tais fatos, o candidato que se sentir ofendido poderá pedir o seu direito de resposta. Após a solicitação do candidato ofendido, o moderador e um comitê arbitral, feito pela emissora, decidirão caso a caso.

O candidato poderá levar para o estúdio documentos para embasar suas respostas, mas não será permitida a exibição de quaisquer documentos para o público, seja para reforçar sua argumentação em relação a um dado, seja como prova contra o adversário.
Qualquer direito de resposta será concedido após a avaliação do comitê arbitral. O direito de resposta será dado no início do bloco seguinte, e terá duração de 1 minuto.

O debate será dividido em 4 blocos com três intervalos de três minutos e um mediador, que é o jornalista Heron Cid. No primeiro bloco os candidatos se apresentam. Nos demais haverá perguntas, sendo que no último também ocorrem as considerações finais. 

Regras

I BLOCO (APRESENTAÇÃO)
Abertura: Editorial 1 minuto
Cada candidato fará sua apresentação em 2 minutos.
Tempo estimado do bloco: 12 minutos

II BLOCO (PERGUNTAS LIVRES ENTRE CANDIDATOS)
Regra segundo bloco: 1 minuto
Cada candidato fará uma pergunta livre a um outro candidato de sua escolha, desde que o candidato escolhido ainda não tenha sido interpelado.
1 minuto para o candidato1 perguntar
2 minutos para o candidato2 responder
2 minutos para o candidato1fazer sua réplica
1 minuto para o candidato2fazer sua tréplica
Tempo estimado do bloco: 30 minutos (incluído intervenções do mediador).

III BLOCO(PERGUNTAS LIVRES ENTRE CANDIDATOS)
Regra terceiro bloco: 1 minuto
Cada candidato fará uma pergunta livre a um outro candidato de sua escolha, desde que o candidato escolhido ainda não tenha sido interpelado.
1 minuto para perguntar
2 minutos para responder
2 minutos para a réplica
1 minuto para a tréplica
Tempo estimado do bloco: 30 minutos (incluído intervenções do mediador).

IV BLOCO (PERGUNTAS LIVRES ENTRE CANDIDATOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS)
Regra quarto bloco: 1 minuto
Cada candidato fará uma pergunta livre a um outro candidato de sua escolha, desde que o candidato escolhido ainda não tenha sido interpelado.
1 minuto para perguntar
2 minutos para responder
2 minutos para a replica
1 minuto para a tréplica
Após a última rodada de perguntas, cada candidato fará suas considerações finais. 

2 minutos para cada o candidato fazer as considerações finais
1 minuto para os agradecimentos do mediador e encerramento
Tempo estimado do bloco: 35 minutos (incluído intervenções do mediador).

  • O professor Charliton  Machado (PT) foi presidente de Grêmio estudantil aos 17 anos em Cuité, sua cidade natal. Em 1987 filiou-se ao PT onde continua até hoje. Sua luta na legenda foi marcada por questões sociais, combate ao preconceito e machismo. Em 2013 foi eleito presidente estadual do PT. É professor da UFPB e pós-doutor em educação, por isso ao ser questionado qual principal tema caso seja eleito, o candidato afirmou que vai dar atenção especial a esta área.  

  • Cida Ramos (PSB) é doutora em serviço social e foi chefe de departamento na UFPB onde é professora. Tem experiência acadêmica com ênfase em crise contemporânea, política e classe social. Cida coordenou a pós-graduação do curso que atua e seu último cargo na UFPB foi como diretora do Centro de Ciências Letras e Artes (CCHLA). Antes da candidatura foi secretária de Desenvolvimento Humano no Estado e caso ganhe vai priorizar a Saúde. 

  • Luciano Cartaxo (PSD) é o atual prefeito de João Pessoa, em 2015 anunciou a saída do PT depois de 20 anos de filiação. Farmacêutico, Cartaxo foi vereador de João Pessoa em 1996, e reelegeu-se por mais três mandatos consecutivos de 2000 a 2008. Já foi deputado estadual e vice governador da Paraíba. Sua primeira experiência política foi como coordenador de Centro acadêmico e as propostas principais são nas áreas de Educação Básica e Saúde.

  • Victor Hugo (PSOL) é natural de Manaus/AM. Radicado na Paraíba há mais de 30 anos é auditor fiscal do estado. Participou de movimentos estudantis quando secundarista. Ingressou no movimento sindical da categoria a qual pertence. Foi coordenador do Fórum dos Servidores Públicos, órgão criado em 2004 e presidente do Sindifisco por dois mandatos consecutivos. 

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Tibério Limeira comemora número de adesões ao PSB e elogia liderança de João Azevedo

2

Eleições

Deputado Sargento Neto diz que candidatura de Romero Rodrigues a prefeito de Campina Grande é “irreversível”

3

Eleições

Deusdete compara gestão de João Azevêdo com a de Ricardo Coutinho e dispara “10 vezes mais investimentos no atual governo”

4

Eleições

Deusdete Queiroga diz que não tem pretensão de lançar candidatura ao governo do estado e defende João Azevedo no Senado

5

Eleições

Governo Lula tem avaliação negativa em seis áreas; inflação, saúde e segurança têm piores índices