Folha de São Paulo

Empresários financiam distribuição de mensagens em massa pelo WhatsApp contra o PT, diz jornal

Segundo o jornal apurou, essas empresas estão investindo na campanha de Jair Bolsonaro (PSL) com ataques ao PT pelo WhatsApp.

Empresários financiam distribuição de mensagens em massa pelo WhatsApp contra o PT, diz jornal

A Folha diz que a campanha de Bolsonaro está recebendo doações de empresas para ataques ao PT — Foto:Reprodução

A Folha de São Paulo apontou que a campanha de Jair Bolsonaro (PSL) está recebendo doações de empresas, o que agora é uma prática já proibida pela Justiça Eleitoral. Atualmente, os candidatos só podem receber doações de pessoas físicas. Segundo o jornal apurou, essas empresas estão investindo na campanha do militar com ataques ao PT pelo WhatsApp.

Elas estariam pagando a agências de disparo em massa de mensagens contrárias ao Partido dos Trabalhadores e preparando uma grande operação para a última semana que antecede o domingo (28) de votação para o segundo turno. Os contratos são de R$ 12 milhões, cada um, e seriam uma prática de doação não declarada.

Os contratos são para o disparo em massa de centenas de milhões de mensagens via WhatsApp para a base de usuários do próprio candidato e para bases de terceiros, vendidas por agências de estratégia digital. A compra de bases também é proibida pela legislação eleitoral, pois a campanha só pode usar listas de apoiadores do próprio candidato, com números voluntariamente cedidos.

As agências que prestam esse serviço são a Quickmobile, a Yacows, Croc Services e SMS Market. A Folha procurou a Havan e o dono, Luciano Hang, disse que não sabe nem o que é disparo em massa de mensagens. Ele negou envolvimento na prática na campanha.

Peterson Rosa, sócio da QuickMobile, disse à Folha que a empresa não está prestando serviços em campanha política, neste ano, focando na mídia corporativa.

Richard Papadimitriou, da Yacows, não quis se manifestar. A SMS Market não respondeu à Folha.

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) não se manifestou diretamente sobre a denúncia de Folha. No Twitter dele, foi publicada uma mensagem falando que o Partido dos Trabalhadores “desconhece e não aceita” apoio voluntário.

O PT emitiu nota sobre o caso. Veja na íntegra.

Nota do PT: Caixa 2 de Bolsonaro financia indústria de mentiras nas redes

Reportagem da Folha de S. Paulo desta quinta-feira (18) confirma o que o PT vem denunciando ao longo do processo eleitoral: a campanha do deputado Jair Bolsonaro recebe financiamento ilegal e milionário de grandes empresas para manter uma indústria de mentiras na rede social WhatsApp.

Pelo menos quatro empresas foram contratadas para disparar mensagens ofensivas e mentirosas contra o PT e o candidato Fernando Haddad, segundo a reportagem, a preços que chegam a R$ 12 milhões. A indústria de mentiras vale-se de números telefônicos no estrangeiro, para dificultar a identificação e burlar as regras da rede social.

É uma ação coordenada para influir no processo eleitoral, que não pode ser ignorada pela Justiça Eleitoral nem ficar impune. O PT requereu nesta quarta (17), à Polícia Federal, uma investigação das práticas criminosas do deputado Jair Bolsonaro. Estamos tomando todas as medidas judiciais para que ele responda por seus crimes, dentre eles o uso de caixa 2, pois os gastos milionários com a indústria de mentiras não são declarados por sua campanha.

Os métodos criminosos do deputado Jair Bolsonaro são intoleráveis na democracia. As instituições brasileiras têm a obrigação de agir em defesa da lisura do processo eleitoral. As redes sociais não podem assistir passivamente sua utilização para difundir mentiras e ofensas, tornando-se cúmplices da manipulação de milhões de usuários.

O PT levará essas graves denúncias a todas as instâncias no Brasil e no mundo. Mais do que o resultado das eleições, o que está em jogo é a sobrevivência do processo democrático.

Por Comissão Executiva Nacional do PT

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Luciano Cartaxo volta atrás e coloca novamente nome na disputa pela Prefeitura de João Pessoa

2

Eleições

Veneziano diz que apoio a Ruy Carneiro para Prefeitura de João Pessoa mostra coerência política: “mantendo a palavra”

3

Eleições

Ruy Carneiro oficializa aliança com MDB e União Brasil e deixa em aberto escolha do vice para chapa

4

Eleições

Presidente do PT de João Pessoa evita polêmicas e alega que decisão sobre candidatura está nas mãos da executiva nacional

5

Eleições

“Não tem um pingo de verdade”, critica Luciano Cartaxo ao negar aproximação com Cícero Lucena sobre eleições