Eleições 2022

FHC apoia candidatura de Doria à presidência: “representa o Brasil do futuro”

Doria participa de disputa interna no partido para ser o candidato dos tucanos ao Planalto em 2022.

FHC apoia candidatura de Doria à presidência: "representa o Brasil do futuro"

Em vídeo, o ex-presidente disse que Doria terá seu voto porque representa "o Brasil do futuro". — Foto:Reprodução

Em campanha para ser o nome do PSDB na disputa de prévias que escolherá um candidato ao Planalto em 2022 , o governador João Doria (PSDB) recebeu nesta quarta-feira o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em vídeo, o ex-presidente disse que Doria terá seu voto porque representa “o Brasil do futuro”.

Internamente, o gesto do ex-presidente foi lido no partido como uma demonstração de força do governador de São Paulo, que tem trabalhado para quebrar resistências no partido. Embora atualmente Fernando Henrique participe menos da vida partidária, o apoio tem peso simbólico, destacam tucanos nos bastidores.

Em declarações anteriores, Fernando Henrique chegou a dizer que Doria precisava ser “menos paulista” e buscar uma identificação mais forte com o eleitorado brasileiro, na tentativa de nacionalizar seu nome. Agora, porém, há um ponto de inflexão na fala do ex-presidente a favor de Doria, apontam correligionários.
“O Doria representa o Brasil do futuro. O governo de SP foi a maior vitória do PSDB. E nós temos mostrado que somos capazes de governar e de ter capacidade de fazer coisas. Não é só de falar. Falar é mais fácil”, diz o ex-presidente em vídeo divulgado pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

Nos últimos anos, o ex-presidente sinalizava simpatia pelo nome do apresentador Luciano Huck na disputa ao Planalto, mas este acabou desistindo de concorrer. Depois disso, Fernando Henrique sinalizou simpatia pelo senador Tasso Jereissati, que também quer disputar a prévia que escolherá, em novembro, o candidato do PSDB à Presidência da República. Também pretendem concorrer o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o senador Tasso Jeireissati (CE) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

Doria comemorou o apoio do ex-presidente em mensagem nas redes sociais. Para aliados do governador, Fernando Henrique mostra que considera Doria consolidado para representar o partido.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Felipe Leitão defende que João Azevêdo não seja candidato ao Senado em 2026 e permaneça no governo: “mais seguro”

2

Eleições

Humilhado e esquecido por Bolsonaro, pastor Sérgio Queiroz fará pronunciamento hoje à noite

3

Eleições

Chapa que concorre na eleição da UFPB tem perfil desativado no instagram, após tentativa de invasão

4

Eleições

Justiça Eleitoral da Paraíba faz chamamento para eleitorado não deixar regularização do título para última hora

5

Eleições

Justiça Eleitoral estende horário de atendimento na Central ao Eleitor a partir desta segunda-feira