Tira dúvidas

Local de votação, prevenção ao covid-19 e justificar voto: saiba tudo sobre o segundo turno das eleições

O ​ClickPB​​ apurou as informações para tirar todas as dúvidas do leitor sobre local de votação, protocolos de prevenção ao covid-19 e justificar o voto.

Local de votação, prevenção ao covid-19 e justificar voto: saiba tudo sobre o segundo turno das eleições

Devido a pandemia de covid-19, o processo eleitoral requer diversos cuidados especiais para prevenir a disseminação do novo coronavírus. — Foto:Reprodução

O segundo turno das eleições municipais de 2020 teve início às 7h deste domingo (29), em 57 municípios em todo o Brasil, sendo dezoito capitais. O ClickPB apurou as informações para tirar todas as dúvidas do leitor sobre local de votação, protocolos de prevenção ao covid-19 e justificar o voto.

Devido a pandemia de covid-19, o processo eleitoral requer diversos cuidados especiais para prevenir a disseminação do novo coronavírus.

Não votei no primeiro turno. Posso votar no segundo?

Eleitores que não votaram no primeiro turno podem votar no segundo turno das eleições, desde que seu título eleitoral esteja regular. Os eleitores que não votaram no primeiro turno, têm até 60 dias após o pleito para justificar. O prazo acaba em 14 de janeiro de 2021.

Onde posso conferir meu local de votação?

Através do aplicativo oficial e-Título, disponível para Android e iOS. Pelo aplicativo, é possível conferir local de votação, consultar a situação eleitoral, se identificar na seção eleitoral e justificar o voto. Somente os eleitores que fizeram o download do aplicativo até as 23h59 deste sábado (28) poderão utilizá-lo.

Além disso, é possível acessar serviços e informações por meio do chatbot, o Tira-Dúvidas Eleitoral, pelo aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. Basta salvar o número: (61) 9637-1078 e iniciar uma conversa.

Quais os cuidados obrigatórios para prevenir a covid-19?

É obrigatório o uso de máscara nos locais de votação. A Justiça Eleitoral recomenda que cada leitor leve sua própria caneta. Caso não leve, os mesários serão orientados a oferecer uma caneta, higienizada antes e depois de cada uso com álcool 70%.

Todos os espaços, segundo o TSE, terão álcool em gel disponível para higienização das mãos antes e depois da votação. 

Para evitar proximidade entre as pessoas, fitas adesivas no chão marcarão o distanciamento mínimo de 1 metro tanto entre os eleitores na fila para votação quanto entre eleitores e mesários.

O que precisa pra votar?

O eleitor deve levar um documento oficial com foto (como carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação) e o título de eleitor ou ter o e-Título instalado.

Posso levar material do meu candidato?

Segundo a legislação eleitoral, é proibido divulgar propaganda de partido político ou de candidatos no dia da votação e servidores da Justiça Eleitoral também não podem utilizar vestuário ou objeto com propaganda de partidos, coligação ou candidato. Também são proibidos o uso de alto-falantes, comício, carreata e derrame de santinhos ou outro material impresso próximo aos locais de votação.

Já a manifestação individual com uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas pelos eleitores é permitida. 

Posso levar comida?

Ingerir alimentos, beber ou qualquer outra atividade que exija a retirada da máscara estão proibidas nos locais de votação.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Tibério Limeira comemora número de adesões ao PSB e elogia liderança de João Azevedo

2

Eleições

Deputado Sargento Neto diz que candidatura de Romero Rodrigues a prefeito de Campina Grande é “irreversível”

3

Eleições

Deusdete compara gestão de João Azevêdo com a de Ricardo Coutinho e dispara “10 vezes mais investimentos no atual governo”

4

Eleições

Deusdete Queiroga diz que não tem pretensão de lançar candidatura ao governo do estado e defende João Azevedo no Senado

5

Eleições

Governo Lula tem avaliação negativa em seis áreas; inflação, saúde e segurança têm piores índices