Em 10 mil seções

Mais de 41 mil pessoas devem atuar na Paraíba como mesários nas Eleições 2018

O mesário é responsável por receber e identificar os eleitores através da verificação de documentos e coleta de assinaturas e da verificação biométrica.

Mais de 41 mil pessoas devem atuar na Paraíba como mesários nas Eleições 2018

O convocado para ser mesário recebe treinamentos e orientações de técnicos da Justiça Eleitoral — Foto:Walla Santos/ClickPB

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) convocou 41.888 pessoas para atuarem nas Eleições 2018. Elas trabalharão nas 10.472 seções eleitorais espalhadas pelo estado. O mesário é o representante da Justiça Eleitoral na seção de votação.

O interessado recebe treinamentos específicos e orientações de técnicos da Justiça Eleitoral para atuar como mesário no dia das eleições. A cada eleição, a Justiça Eleitoral convoca eleitores maiores de 18 anos e em situação regular para atuar no dia da votação.

Mesários da 1ª e da 64ª Zonas Eleitorais de João Pessoa estão participando de capacitação nas Salas de Treinamento do Fórum Eleitoral (1ªZE) e do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (64ªZE).

O mesário é responsável por receber e identificar os eleitores através da verificação de documentos e coleta de assinaturas e da verificação biométrica. Ele também compõe as mesas de votos e justificativas, fiscaliza e desempenha tarefas logísticas e de organização da seção para a qual foi designado.

A convocação exclui candidatos e parentes deles, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e o companheiro ou companheira dos candidatos; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; e funcionários do serviço eleitoral.

O eleitor que atua como mesário, além de contribuir para a realização das eleições, tem direito à dispensa do serviço pelo dobro de dias e ao desempate em concursos da Justiça Eleitoral, quando prevista essa possibilidade no edital.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Tibério Limeira comemora número de adesões ao PSB e elogia liderança de João Azevedo

2

Eleições

Deputado Sargento Neto diz que candidatura de Romero Rodrigues a prefeito de Campina Grande é “irreversível”

3

Eleições

Deusdete compara gestão de João Azevêdo com a de Ricardo Coutinho e dispara “10 vezes mais investimentos no atual governo”

4

Eleições

Deusdete Queiroga diz que não tem pretensão de lançar candidatura ao governo do estado e defende João Azevedo no Senado

5

Eleições

Governo Lula tem avaliação negativa em seis áreas; inflação, saúde e segurança têm piores índices