Eleições 2022

PDT oficializa Cabo Daciolo como candidato ao Senado pelo PDT

Definição do nome pedetista ao Senado no Rio se arrastou por meses, e ex-presidenciável disputava com Ivanir dos Santos pela vaga.

PDT oficializa Cabo Daciolo como candidato ao Senado pelo PDT

A definição do nome pedetista para concorrer ao Senado vinha se arrastando há meses, em meio à disputa entre Ivanir e Daciolo para ocupar a vaga. — Foto:Reprodução

O diretório fluminense do PDT definiu, na noite desta sexta-feira, que Cabo Daciolo será o candidato do partido ao Senado. A decisão foi tomada a poucas horas do fim do prazo para a oficialização das candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que se encerra nesta sexta-feira. Daciolo, que disputava a vaga com Ivanir dos Santos, agora vai compor a chapa majoritária da sigla com o candidato pedetista ao governo do estado, Rodrigo Neves, e com seu vice, Felipe Santa Cruz (PSD), apadrinhado pelo prefeito do Rio Eduardo Paes (PSD).

A definição do nome pedetista para concorrer ao Senado vinha se arrastando há meses, em meio à disputa entre Ivanir e Daciolo para ocupar a vaga. Para solucionar o impasse, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, chegou a propor um mandato compartilhado, com comunhão de propostas entre os nomes da composição e promessa de renúncia do cabeça de chapa após quatro anos. Sem consenso sobre quem seria o cabeça de chapa, no entanto, o acordo não avançou.

A escolha por Daciolo agrada uma ala mais pragmática do PDT, que avalia que seu nome tem maior viabilidade eleitoral. Para esse grupo, além de reforçar o palanque para o presidenciável Ciro Gomes, sua entrada no meio evangélico pode retirar votos de candidaturas conservadoras e ligadas ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

O martelo foi batido em conversa na sede do PDT no Rio, onde estiveram Lupi, Daciolo e Ivanir. Na quinta-feira, os dois últimos estiveram juntos, na tentativa de chegar a um consenso. Lupi, por outro lado, esteve também com o prefeito Eduardo Paes e com Rodrigo Neves, nomes que pesaram para a decisão final.

A composição com Ivanir era vista pelo partido como uma forma de ampliar a abrangência da chapa, já que ele tinha o apoio de uma ala mais ideológica da sigla, que o via como uma figura importante para os movimentos negro e de combate à intolerância religiosa. Sua condição, no entanto, era ser o titular, já que, segundo ele, não havia respaldo jurídico que assegurasse a renúncia após quatro anos. Por isso, temia concorrer como suplente e, em um eventual mandato, não ver o acordo ser cumprido. Uma das alternativas oferecidas foi a disputa por uma vaga na Câmara, o que também não foi aceito.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Luciano Cartaxo volta atrás e coloca novamente nome na disputa pela Prefeitura de João Pessoa

2

Eleições

Veneziano diz que apoio a Ruy Carneiro para Prefeitura de João Pessoa mostra coerência política: “mantendo a palavra”

3

Eleições

Ruy Carneiro oficializa aliança com MDB e União Brasil e deixa em aberto escolha do vice para chapa

4

Eleições

Presidente do PT de João Pessoa evita polêmicas e alega que decisão sobre candidatura está nas mãos da executiva nacional

5

Eleições

“Não tem um pingo de verdade”, critica Luciano Cartaxo ao negar aproximação com Cícero Lucena sobre eleições