Eleições 2022

PT de PE expulsa 11 lideranças que não apoiam pré-candidatura de Danilo Cabral

Entre os afastados estão a vereadora Fany das Manas, de Garanhuns, e o prefeito de Orocó, George Cavalcante.

PT de PE expulsa 11 lideranças que não apoiam pré-candidatura de Danilo Cabral

Danilo Cabral é o pré-candidato do PSB ao governo de Pernambuco. — Foto:Reprodução

O PT de Pernambuco formalizou, nesta terça-feira (5), a expulsão de 11 lideranças políticas que não apoiam a pré-candidatura de Danilo Cabral (PSB) ao governo do estado.

Entre os afastados estão a vereadora Fany das Manas, de Garanhuns, e o prefeito de Orocó, George Cavalcante. Fany apoia a pré-candidatura da deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), que deixou o PT para disputar o pleito e lidera as pesquisas de intenção de voto, enquanto Cavalcante quer a eleição do ex-prefeito de Petrolina Miguel Couto.

De acordo com o deputado estadual Doriel Barros, presidente do diretório do PT-PE, a decisão se deu porque as lideranças “se desalinharam do direcionamento do partido para as majoritárias” – ou seja, o apoio a Danilo Cabral.

Ele afirmou que as lideranças afastadas ainda estão sendo comunicadas e os nomes serão, em breve, anunciados.

Arraes deixou a legenda, em março, para concorrer ao pleito, mas segue apoiando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa nacional. O presidenciável, no entanto, tem demonstrado publicamente que quer a vitória do pré-candidato do PSB.

O PT chegou a aprovar a pré-candidatura do senador Humberto Costa (PT), mas recuou em prol de um acordo nacional com o PSB, que governa o estado desde 2007, o que desagradou petistas locais.

Durante as eleições municipais de Recife, em 2020, Arraes e seu primo, João Campos (PSB), se enfrentaram no segundo turno em uma disputa marcada pela troca de ataques entre os familiares. Campos foi eleito prefeito da capital naquele ano.

A deputada federal, neta do ex-governador pernambucano Miguel Arraes, deixou o PSB em 2016, depois de passar a fazer oposição ao partido nas eleições de 2014.

A CNN Brasil procurou o PSB e Marília Arraes para se posicionarem sobre a expulsão das lideranças petistas, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Luciano Cartaxo volta atrás e coloca novamente nome na disputa pela Prefeitura de João Pessoa

2

Eleições

Veneziano diz que apoio a Ruy Carneiro para Prefeitura de João Pessoa mostra coerência política: “mantendo a palavra”

3

Eleições

Ruy Carneiro oficializa aliança com MDB e União Brasil e deixa em aberto escolha do vice para chapa

4

Eleições

Presidente do PT de João Pessoa evita polêmicas e alega que decisão sobre candidatura está nas mãos da executiva nacional

5

Eleições

“Não tem um pingo de verdade”, critica Luciano Cartaxo ao negar aproximação com Cícero Lucena sobre eleições