Formalidade

Secretário do TRE-PB explica que retotalização dos votos em Santa Rita ocorre após candidatos indeferidos terem recursos aceitos

O reprocessamento implica na mudança da ordem de suplência na Câmara Municipal de Santa Rita e na destinação dos votos dos candidatos não eleitos. Por isso a necessidade da formalidade.

Filiação, Urna, Eleições

Imagem ilustrativa (Foto: Walla Santos/ClickPB)

O secretário de Tecnologia da Comunicação e Informação do TRE-PB, José Cassimiro Júnior, explicou que a retotalização dos votos em Santa Rita, na Grande João Pessoa, ocorrerão após os candidatos a vereador, Paulo Geovani Ferreira Carneiro (Paulo CDS) e Maria da Conceição da Silva (Conceição), que tinham registros de candidatura indeferidos, terem recursos julgados procedentes. A retotalização está prevista no §1º, do art. 216, da Resolução TSE nº 23.611/2019.

O reprocessamento implica na mudança da ordem de suplência na Câmara Municipal de Santa Rita e na destinação dos votos dos candidatos não eleitos. Por isso a necessidade da formalidade, que não significa recontagem de votos.

“Essa retotalização decorre da alteração da situação de dois candidatos, que tiveram registros indeferidos com recursos e tiveram recursos providos. Como há mudança na destinação dos votos, isso implica em retotalização dos votos. Isso também implica na ordem de suplência”, declarou Cassimiro.

Saiba mais

Juíza convoca partidos para recontagem dos votos após candidatos do PSL contestarem resultado da Eleição 2020 em Santa Rita

Ele reforçou que a formalidade do reprocessamento é “uma formalidade prevista em resolução, considerando sempre que houver mudança na destinação dos votos.”

A juíza Israela Cláudia da Silva Pontes, da 2ª Zona Eleitoral, convocou os partidos políticos, o Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba para acompanhar o reprocessamento da totalização de votos para as eleições proporcionais em Santa Rita. O reprocessamento acontecerá na quinta-feira (3), no Cartório da 2ª Zona Eleitoral.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Tibério Limeira comemora número de adesões ao PSB e elogia liderança de João Azevedo

2

Eleições

Deputado Sargento Neto diz que candidatura de Romero Rodrigues a prefeito de Campina Grande é “irreversível”

3

Eleições

Deusdete compara gestão de João Azevêdo com a de Ricardo Coutinho e dispara “10 vezes mais investimentos no atual governo”

4

Eleições

Deusdete Queiroga diz que não tem pretensão de lançar candidatura ao governo do estado e defende João Azevedo no Senado

5

Eleições

Governo Lula tem avaliação negativa em seis áreas; inflação, saúde e segurança têm piores índices