Participação

Secretário do TRE-PB reclama da ausência de partidos em auditorias de urnas para as eleições

Ele disse ao ClickPB que essas cerimônias que possibilitam verificar a legitimidade das informações inseridas nas urnas estão sendo acompanhadas somente por servidores do TRE-PB.

Pesquisa, Eleições, Urna

Pesquisa vai mostrar cenário eleitoral em Campina Grande (Foto: reprodução)

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Cassimiro Júnior, reclamou da ausência dos partidos nas cerimônias de auditorias das urnas. Ele disse ao ClickPB que essas cerimônias que possibilitam verificar a legitimidade das informações inseridas nas urnas estão sendo acompanhadas somente pelos servidores do TRE-PB.

“Os partidos não estão comparecendo às cerimônias de auditoria. Eles deveriam escolher lá na hora as urnas a serem auditadas para depois não haver reclamação de que alguém se sentiu prejudicado, como aconteceu no primeiro turno”, explicou José Cassimiro Júnior ao ClickPB sobre as auditorias que devem fazer, cumprindo a Resolução 23.554/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na última quinta-feira (11), o TRE-PB concluiu a geração de mídia para as urnas que serão usadas no segundo turno. Elas serão preparadas a partir desta terça-feira (16) até a sexta-feira (20), quando serão inseridos os chips chamados de ‘mídias de resultado’, os quais são levados ao TRE-PB para a apuração dos votos. O secretário do TRE-PB alerta que esse trabalho também é um momento para a participação dos partidos.

São 9.955 urnas e seções, outras 1.600 de reserva para substituições e 16 exclusivas para justificativa de voto.

Foram substituídas, no primeiro turno, 100 urnas e elas ficarão em ‘quarentena’ até serem consertadas e possivelmente utilizadas em eleições de outros anos. O modelo mais antigo utilizado na Paraíba é de 2009,  tendo nove anos de uso.

Cassimiro considera esse um tempo curto, haja vista que as urnas não são usadas com frequência.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Luciano Cartaxo volta atrás e coloca novamente nome na disputa pela Prefeitura de João Pessoa

2

Eleições

Veneziano diz que apoio a Ruy Carneiro para Prefeitura de João Pessoa mostra coerência política: “mantendo a palavra”

3

Eleições

Ruy Carneiro oficializa aliança com MDB e União Brasil e deixa em aberto escolha do vice para chapa

4

Eleições

Presidente do PT de João Pessoa evita polêmicas e alega que decisão sobre candidatura está nas mãos da executiva nacional

5

Eleições

“Não tem um pingo de verdade”, critica Luciano Cartaxo ao negar aproximação com Cícero Lucena sobre eleições