Votos nulos

TSE adota entendimento sobre recursos de registro de candidatura

O entendimento é sobre o artigo 224 do Código Eleitoral, que prevê a necessidade de novas eleições em caso o total de votos nulos ultrapasse a metade dos votos válidos.

TSE adota entendimento sobre recursos de registro de candidatura

Tribunal Superior Eleitoral — Foto:Divulgação

Na sessão desta quinta-feira (6), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou por entendimento unânime que fica prejudicado o recurso apresentado por Gervásio Uhlmann, candidato a prefeito em Itaiópolis (SC) nestas eleições, que ficou em terceiro lugar na disputa.

O recurso trata de registro de candidatura de quem, na eleição majoritária para prefeito, obteve número de votos nulos insuficientes para alcançar o primeiro lugar, ou somados a outros votos nulos, não ultrapasse o percentual de 50% previsto no artigo 224 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65).

O artigo 224 do Código estabelece que, se a nulidade de votos atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, serão julgadas prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias.

Ao julgar prejudicado o recurso, o relator ministro Henrique Neves informou que, no caso específico, o candidato ficou em terceiro lugar para prefeito, enquanto o primeiro colocado recebeu 60,65% dos votos válidos. “Os votos obtidos pelo terceiro colocado não trazem nenhum reflexo para a eleição. Se esse recurso fosse provido ou desprovido, a consequência é que o candidato que está eleito se elegeria por 60,65% ou 51,57% dos votos válidos. Em qualquer das hipóteses, acima de 50%”, disse o ministro.

A partir do julgamento decidido no Plenário na sessão, o ministro que receber o primeiro caso de um município referente às eleições de 2016 será, por prevenção, o relator dos demais processos que chegarem ao TSE relacionados ao mesmo município. A decisão foi tomada pelo Colegiado ao analisar questão de ordem levantada pelo ministro Henrique Neves, que sugeriu que a Corte Eleitoral adotasse posicionamento nesse sentido, de acordo com a regra do artigo 260 do Código Eleitoral.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Domiciano Cabral descarta disputar vaga de vereador e quer fortalecer pré-candidatura de Sara, em  Bayeux

2

Eleições

Sara Cabral se filia ao MDB e anuncia pré-candidatura à Prefeitura de Bayeux

3

Eleições

Sara Cabral se filia hoje ao MDB e deve concorrer à Prefeitura de Bayeux

4

Eleições

Cúpula do PT da Paraíba se reúne com direção nacional e acata suspensão da prévia em João Pessoa

5

Eleições

Cida Ramos acusa Cartaxo de intervir e derrubar prévia do PT em João Pessoa: “não aceito tapetão”