Exército

TSE defere tropas para CG, Sousa, Pombal, Esperança e mais dez cidades

Ministra diz que setor de inteligência do Grupo Tático Especial da Polícia Civil da Paraíba teria noticiado a possibilidade real de ação criminosa de bando fortemente armado, que poderia comprometer a segurança do pleito

TSE defere tropas para CG, Sousa, Pombal, Esperança e mais dez cidades

Exército deve garantir quadro de tranquilidade nas eleições deste ano — Foto:Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na manhã desta quinta-feira (29) os pedidos de envio de tropas federais para os municípios de Campina Grande, Sousa e mais oito municípios que integram a região, e para Pombal e Esperança (incluindo Montadas e Areial). Para o deferimento de reforço para o município de Esperança, o TSE considerou o “histórico conturbado e baixo efetivo policial”.

Já da relatoria do ministro Luiz Fux, o deferimento para Sousa abrange a região integrada também pelos municípios de Aparecida, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Santa Cruz e Vieirópolis, de responsabilidade das 35ª e 63ª Zonas. 

A relatora do processo de Pombal, a ministra Rosa Weber, disse que embora o governador do Estado tenha afirmado que a Polícia Militar tem condição de garantir a segurança, mas afirmou também que não se opõe a forças federais. Segundo Rosa Weber, examinando a manifestação da juíza eleitoral que solicitou o reforço, a justificativa para a solicitação tem por base relatório do setor de inteligência do Grupo Tático Especial da Polícia Civil do Estado, noticiando a “possibilidade real de ação criminosa de bando fortemente armado, com vista a comprometer a segurança durante a realização do pleito”, disse a ministra. “Por isso é que eu estou deferindo”, disse. 

O ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, disse que os deferimentos dos pedidos de forças federais tem como objetivo ter um quadro de tranquilidade nas eleições deste ano. 

A próxima sessão para julgamento de processos de forças federais acontece  nesta sexta-feira (30), às 17h. 

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Tibério Limeira comemora número de adesões ao PSB e elogia liderança de João Azevedo

2

Eleições

Deputado Sargento Neto diz que candidatura de Romero Rodrigues a prefeito de Campina Grande é “irreversível”

3

Eleições

Deusdete compara gestão de João Azevêdo com a de Ricardo Coutinho e dispara “10 vezes mais investimentos no atual governo”

4

Eleições

Deusdete Queiroga diz que não tem pretensão de lançar candidatura ao governo do estado e defende João Azevedo no Senado

5

Eleições

Governo Lula tem avaliação negativa em seis áreas; inflação, saúde e segurança têm piores índices