Reparos

‘Urnas quebradas’ só voltam a operar nas próximas eleições e TRE-PB substituiu 100 delas no 1º turno

Foram cerca de 100 urnas substituídas no primeiro turno das Eleições 2018, na Paraíba. O estado possui 9.955 urnas e seções. O TRE-PB estadual conta com 1.600 urnas de contingente reserva.

‘Urnas quebradas’ só voltam a operar nas próximas eleições e TRE-PB substituiu 100 delas no 1º turno

As urnas substituídas no primeiro turno ficarão em ‘quarentena’ e de fora do segundo turno — Foto:Divulgação

As urnas que foram substituídas no primeiro turno ficarão em ‘quarentena’ e de fora do segundo turno. Elas serão consertadas e podem ser usadas nas próximas eleições. A informação é do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), José Cassimiro Júnior, repassada ao ClickPB.

Foram cerca de 100 urnas substituídas no primeiro turno das Eleições 2018, na Paraíba. O estado possui 9.955 urnas e seções. O Tribunal Regional Eleitoral estadual conta com 1.600 urnas de contingente reserva e 16 locais exclusivos para justificativa de ausência de participação no pleito.

Cassimiro explicou ao ClickPB que o modelo de urna mais antigo usado na Paraíba é de 2009, ou seja, com nove anos de uso. Ele considera esse um tempo curto, haja vista que as urnas não são usadas com frequência.

Na última quinta-feira (11), o TRE-PB concluiu a geração de mídia para as urnas que serão usadas no segundo turno. Elas serão preparadas a partir desta terça-feira (16) até a sexta-feira (20), quando serão inseridos os chips chamados de ‘mídias de resultado’, os quais são levados ao TRE-PB para a apuração dos votos.

O secretário do TRE-PB alerta que esse trabalho também é um momento para a participação dos partidos a fim de que questionem e verifiquem a legitimidade das informações inseridas nas urnas.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Luciano Cartaxo volta atrás e coloca novamente nome na disputa pela Prefeitura de João Pessoa

2

Eleições

Veneziano diz que apoio a Ruy Carneiro para Prefeitura de João Pessoa mostra coerência política: “mantendo a palavra”

3

Eleições

Ruy Carneiro oficializa aliança com MDB e União Brasil e deixa em aberto escolha do vice para chapa

4

Eleições

Presidente do PT de João Pessoa evita polêmicas e alega que decisão sobre candidatura está nas mãos da executiva nacional

5

Eleições

“Não tem um pingo de verdade”, critica Luciano Cartaxo ao negar aproximação com Cícero Lucena sobre eleições