Emprego

Com nova revisão, Brasil registrou fechamento de empregos formais em 2020

Dados atualizados do Caged mostram que país destruiu 191,5 mil empregos formais no ano passado. Em novembro, primeira revisão já havia cortado o número de vagas com carteira pela metade, mas o saldo ainda era positivo, de 75.883.

Com nova revisão, Brasil registrou fechamento de empregos formais em 2020

Homem segura carteira de trabalho enquanto procura emprego na região central de São Paulo. — Foto:Amanda Perobelli/Reuters

Uma nova revisão de dados feita pelo Ministério do Trabalho e Previdência indica que o Brasil registrou fechamento de vagas de trabalho com carteira assinada no ano passado – ao contrário do que foi divulgado inicialmente.

Com a revisão, os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que o país destruiu 191,5 mil empregos formais no ano passado.

Em novembro, a primeira revisão já havia cortado o número de empregos com carteira pela metade, mas o saldo ainda era positivo, de 75.883.

Na primeira divulgação, em janeiro deste ano, o governo informou que o Brasil havia criado 142.690 empregos com carteira assinada em todo ano passado com base nos dados do Caged.

Na ocasião, os números foram divulgados pelo Ministério da Economia e o ministro Paulo Guedes declarou que o resultado do mercado de emprego em 2020, primeiro ano da pandemia da Covid-19 e em que o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 4,5%, era uma “grande notícia”.

Os números iniciais do Caged também destoavam da trajetória da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). Embora a pesquisa do IBGE tenha uma metodologia diferente da do Caged, ela mostrou uma piora substancial do mercado de trabalho no ano passado.

O que diz o ministério

Em nota técnica, o Ministério do Trabalho e Previdência informou que foram realizadas atualizações na pesquisa a partir de outubro de 2021, com o objetivo de “aumentar a precisão de toda a série de dados do Novo Caged.”

As informações que compõe a atualização são as seguintes:

  • Declarações fora do prazo das empresas do eSocial a partir de maio de 2021;
  • Informações de admissões e demissões que possam ter sido informadas equivocadamente pelas empresas; e
  • Consolidação dos dados do eSocial com as declarações feitas no sistema do Caged.

Com as atualizações, o ministério identificou um aumento de 1,98% no total de admissões e um crescimento de 3,65% no volume total de desligamentos.

Nova metodologia

No ano passado, o governo realizou uma mudança na metodologia do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o que fez com que os dados recentes não possam mais ser comparados à série histórica anterior ao ano de 2020, segundo economistas ouvidos pelo g1.

Com a alteração metodológica, desde janeiro do ano passado, o cálculo do novo Caged passou a considerar outras fontes de informações. Além da pesquisa realizada mensalmente com os empregadores, o sistema também puxa dados do eSocial e do empregadorWeb (sistema no qual são registrados pedidos de seguro-desemprego).

A mudança gera impacto porque, segundo analistas, a declaração dos vínculos temporários à pesquisa do Caged é opcional – mas a inserção no eSocial é obrigatória. O Novo Caged, portanto, gera resultados maiores ao considerar esses vínculos, subdeclarados no sistema antigo.

COMPARTILHE

Bombando em Emprego

1

Emprego

Sexta-Feira Santa: confira quais são os direitos de quem vai trabalhar no feriado

2

Emprego

João Pessoa tem mais de 200 vagas de emprego esta semana; confira oportunidades

3

Emprego

Paraíba tem mais de 500 oportunidades de emprego esta semana; confira vagas

4

Emprego

Sine Itinerante registra mais de 200 oportunidades de emprego cadastradas pelas empresas de Campina Grande

5

Emprego

Prefeitura de Arcoverde, em Pernambuco, abre concurso com mais de 100 vagas para Guarda Municipal e Educação