Impasse

Candidatos do concurso de Pitimbu reclamam de incerteza sobre data das provas e esperam resposta da banca e da prefeitura

Uma candidata cobrou, da banca, um posicionamento para saber se haverá adiamento da data das provas ou se, de fato, os candidatos conseguirão passar pela aplicação da avaliação no dia 27.

Candidatos do concurso de Pitimbu reclamam de incerteza sobre data das provas e esperam resposta da banca e da prefeitura

Segundo a candidata, mesmo suspenso judicialmente, o concurso ainda tem data de prova confirmada para dia 27 de setembro. — Foto:Pixabay/Imagem ilustrativa

Candidatos do concurso para a Prefeitura de Pitimbu reclamam da incerteza sobre a data de realização de provas e esperam resposta da banca organizadora, IBID, e da administração municipal. Em contato com o ClickPB, uma candidata demonstrou ter buscado respostas junto ao IDIB (Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro), mas não ficou convencida com as informações obtidas.

Segundo a candidata, mesmo suspenso judicialmente, o concurso ainda tem data de prova confirmada para dia 27 de setembro. A juíza Daniere Ferreira de Souza, da Vara Única de Caaporã, suspendeu o certame considerando a Lei Complementar nº 173/2020, que proibiu a realização de concursos até 31 de dezembro de 2021, com exceção da reposição de vagas, em contrapartida ao auxílio financeiro concedido pelo Governo Federal aos estados e municípios durante a pandemia.

A candidata cobrou, da banca, um posicionamento para saber se haverá adiamento da data das provas ou se, de fato, os candidatos conseguirão passar pela aplicação da avaliação no dia 27.

Conforme a reclamação da inscrita, “a banca IDIB, do concurso da cidade de Pitimbu, continua seguindo as etapas do edital normalmente mesmo com concurso suspenso. Além  da banca continuar confirmando a prova para o próximo dia 27 de setembro, não divulgou publicamente a lista das inscrições homologadas, como também a concorrência (diferentemente dos demais certames organizados por esta banca), na qual só poderá ser consultada individualmente, ferindo o princípio da publicidade e causando estranheza entre os candidatos. A prefeitura também não divulgou nenhuma nota e ainda não recorreu da decisão. Os candidatos de outras cidades e estados se dizem revoltados com as incertezas e falta de transparência no certame.”

O ClickPB entrou em contato com o secretário de Administração da Prefeitura de Pitimbu. Wuilians Jonys informou que a Prefeitura de Pitimbu já recorreu da decisão da Justiça e que aguarda resposta. Ele acredita que um novo cronograma deve ser elaborado pela comissão responsável pelo certame, tendo em vista a proximidade da data até então divulgada para a realização de provas.

O Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib) responsável pelo certame emitiu uma nota para o Portal ClickPB, informando que o número de inscritos homologados está disponível no site na área destinada exclusivamente aos candidatos. Ainda segundo eles,  as informações sobre a concorrência, “não costumam ser divulgadas porque o Idib entende que elas inibem candidatos estimulando a abstenção e aumentam a pressão psicológica sobre os participantes que comparecem para realizar as provas”. 

A empresa organizadora do certame afirmou que se prepara para a realização do concurso já que a decisão judicial é em caráter liminar, não tendo sido julgado o mérito da questão.

Confira a nota

O Nota: concurso da Prefeitura de Pitimbu

Em relação à matéria do dia 9 de setembro, intitulada “Candidatos do concurso de Pitimbu reclamam de incerteza sobre data das provas e esperam resposta da banca e da prefeitura”, o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib) esclarece:

O número de inscritos homologados está disponível no site do Idib, em área destinada exclusivamente aos candidatos. Cada participante recebeu uma senha para acesso no ato da inscrição no concurso.

 Diferentemente do que foi afirmado na matéria, as informações sobre a concorrência (a relação candidato-vaga), não costumam ser divulgadas porque o Idib entende que elas inibem candidatos estimulando a abstenção e aumentam a pressão psicológica sobre os participantes que comparecem para realizar as provas. É uma praxe do Instituto em todos os concursos.

O Idib respeita e cumpre a decisão judicial, não houve prosseguimento do edital, conforme afirma a matéria. Internamente, no entanto, a banca tem se preparado para uma possível realização do concurso, já que a decisão judicial é em caráter liminar, não tendo sido julgado o mérito da questão. Como sabemos, a Prefeitura de Pitimbu-PB recorreu da decisão com um agravo de instrumento.

O item 9.3 do edital, esclarece que “os locais e os horários de realização das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico www.idib.org.br em até 07 (sete) dias anteriores a data das provas.” Considerando que a prova objetiva, antes da decisão judicial, estava marcada para o dia 27 de setembro, ainda faltariam 10 dias para a divulgação, caso a suspensão seja derrubada na Justiça.

Em relação à informação do chat do site do Idib, a banca admite que houve um equívoco – o atendimento deveria ter orientado a candidata a acessar a área restrita -, e lamenta o ocorrido.

No mais, o Idib vem recebendo dezenas de mensagens de candidatos preocupados com a suspensão do concurso, já que precisam de emprego e sonham com a oportunidade de melhorar de vida entrando para o serviço público. Muitos estão sem emprego, alguns fazem trabalhos informais, com baixíssima remuneração e sem garantias.

O Idib ressalta que está à disposição da imprensa, dos candidatos e de toda a sociedade de Pitimbu.

COMPARTILHE

Bombando em Concurso

1

Concurso

Caixa prorroga prazo para pagamento de taxa de concurso até 5 de abril

2

Concurso

Prefeitura de Matinhas abre inscrições de concurso público com quase 70 vagas e salários de até R$ 11 mil

3

Concurso

Paraíba conta com mais de 350 vagas em concursos com inscrições abertas e salários de até R$ 11 mil

4

Concurso

Quatro pessoas são presas por tentativa de fraude no concurso para agente de trânsito neste domingo; 27% dos inscritos faltam à prova

5

Concurso

Concurso da Semob é hoje, com mais de 22 mil candidatos para 100 vagas; portões abrem às 13h