Entrevista

CONCURSOS PÚBLICOS: Master coach ensina como se preparar e manter o equilíbrio emocional na reta final para as provas

Na reta final para dois importantes concursos públicos para servidores federais, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB), é fundamental para o candidato não perder o foco nem a motivação. O professor especialista na preparação em concursos e Master Coach Wellbert Costa, destacou em entrevista ao Portal ClickPB, que é importante manter o equilíbrio emocional para que o conteúdo aprendido possa dar resultado na prova.

Além de resolver muitas questões durante todo o estudo e, principalmente, nos dias que antecedem a prova, o candidato tem que manter a tranquilidade.

Leia mais: UFPB divulga até sexta-feira horários e locais de provas do concurso para servidores

“Tem sido um grande diferencial a parte emocional”, explicou o professor. “Tem muita gente que joga tudo fora porque fica nervoso, porque o emocional bate, você está com um intelecto ok, mas o emocional, não”.

A carga emocional faz com que muitos candidatos não compareçam sequer para fazer as provas, ou deixem o nervosismo vencer na hora da prova.

Leia mais: Concursos e seleções na Paraíba oferecem 599 vagas com salários de até R$ 8 mil

Para W. Costa, cada pessoa tem o seu jeito de aprender, mas muitos desistem com medo de um baixo desempenho. “Tem gente que tem que estudar muito para aprender algo, tem gente que estuda pouco para aprender a mesma coisa. A gente não pode nivelar porque somos seres individuais”, esclareceu.

A orientação é manter a constância no estudo e trabalhar o emocional.

O evento Power Coach – Inteligência Emocional acontece no próximo domingo (24), no Hotel Nord Luxxor, bairro de Tambaú. Informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 98718-7862/ 98718-7861.