Eliminados

Exercício na barra fixa reprovou mais da metade dos candidatos no teste físico do concurso da PM e Bombeiros

Das 30 reprovações registradas nos dois primeiros dias do exame físico, 18 (60%) foram na barra.

Exercício na barra fixa reprovou mais da metade dos candidatos no teste físico do concurso da PM e Bombeiros

Até esta manhã, 99 candidatos já foram eliminados, sendo 30 eliminados nos testes de aptidão física — Foto:Secom-PB

O exercício de flexão de braços na barra fixa tem sido a principal dificuldade dos candidatos no teste de aptidão física, nas últimas etapas do concurso para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, que estão sendo realizadas em João Pessoa. Das 30 reprovações registradas nos dois primeiros dias do exame físico, 18 (60%) foram na barra. É exigido ao candidato apenas cinco flexões para ser aprovado no teste.

De acordo com o edital, o candidato de sexo masculino deve se pendurar na barra com os cotovelos estendidos e com os pés fora do chão, e em seguida elevar o corpo até que o queixo passe da barra, repetindo esse movimento por cinco vezes, tendo direito inclusive a repousar na posição inicial entre um movimento e outro. O teste é semelhante ao cobrado na maioria dos concursos de carreiras policiais de todo o país, tanto os estaduais quanto os federais.

Para as mulheres, que ainda farão esse teste na tarde da próxima terça-feira (26), o exercício é cobrado de forma diferente. As candidatas devem se pendurar com os cotovelos em flexão, queixo acima da barra e sem contato dos pés com o chão. Elas devem ficar 10 segundos nesta posição para conseguir a aprovação.

Em ambos os sexos, são admitidas duas tentativas. Além do teste da barra fixa, o exame de aptidão física tem ainda a corrida de 100 metros, corrida longa, abdominais e salto em altura, com medidas e tempo diferenciados para homens e mulheres.

O presidente da comissão do concurso, coronel José Ronildo, disse que até a manhã desta quarta-feira (20), 99 candidatos já foram eliminados. “Foram 69 eliminados no exame de saúde e 30 eliminados nos testes de aptidão física, por motivos de falta ou mesmo por não preencher aquilo que pede o edital do concurso”, detalhou.

O oficial destacou que na tarde desta quarta-feira começaram os testes com candidatos de outras partes do Estado. “Até a manhã desta quarta-feira foram apenas postulantes a uma das vagas no CPRM, que é a região do Litoral, e hoje à tarde começaremos os exames de saúde com candidatos ao CPR I, que é a região de Campina Grande. Até agora, só foram feitos testes com candidatos do sexo masculino. Na segunda e terça-feira (26) da próxima semana, será a vez das mulheres realizarem os exame de saúde e o teste de aptidão física”, explicou.

Avaliação Social – Quem passar em todas as etapas, dentro do número de vagas oferecidas, será submetido a uma avaliação social, que é eliminatória. O postulante a uma das vagas terá a conduta social avaliada para saber se tem compatibilidade para exercer o cargo de soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

COMPARTILHE

Bombando em Emprego

1

Emprego

Prorrogadas inscrições para concurso da Prefeitura de Salgado de São Félix com mais de 90 vagas

2

Emprego

Mulheres presas no presídio feminino de Patos participam de cursos profissionalizantes

3

Emprego

João Pessoa tem mais de 240 vagas de emprego esta semana; saiba como concorrer

4

Emprego

Campina Grande tem mais de 380 vagas de emprego esta semana; confira oportunidades

5

Emprego

Paraíba tem mais de 470 vagas de emprego em 12 municípios; confira lista