Na Geórgia

Brasil conquista dois ouros no 2º dia do Grand Prix de Judô

O país chega a três ouros e lidera provisoriamente o quadro de medalhas; competição termina neste domingo com mais cinco brasileiros na disputa

Brasil conquista dois ouros no 2º dia do Grand Prix de Judô

Brasil lidera o ranking de medalhas na Geórgia — Foto:Divulgação

O Brasil conquistou mais dois ouros neste sábado e chegou a sete medalhas no Grand Prix de Tbilisi (Geórgia), liderando provisoriamente o quadro de medalhas. A competição se encerra neste domingo. Victor Penalber (81kg) e Maria Portela (70kg) derrotaram o russo Alan Khubetsov e a venezuelana Elvismar Rodriguez e foram campeões em suas categorias. Na última sexta, Stefannie Arrisa Koyama (48kg) também levou o ouro, enquanto Erika Miranda (52kg) e Rafaela Silva (57kg) ficaram com a prata e Phelipe Pelim (60kg) e Charles Chibana (66kg) conquistaram o bronze. 

“Estou muito feliz porque fiz uma boa competição. Logo no início do ciclo, conquistar um ouro é bom para ganhar confiança”, disse Penalber. 

“Estou muito contente com essa conquista. Conquistar um ouro dessa maneira dá uma vontade de continuar em busca dos meus objetivos”, contou Portela, que conquistou a primeira medalha do dia. 

A peso-médio fez duas lutas para chegar à final: venceu Natascha Ausma, da Holanda, e Szabina Gercsak, da Hungria depois das adversárias sofrerem três punições. Na final, Portela precisou de fôlego para derrotar Elvismar Rodriguez, a venezuelana quarta colocada no ranking mundial. Foram três minutos e meio de Golden Score até que a latina ser punida e a brasileira garantir o lugar mais alto do pódio. 

“Tive adversárias que conheço bem. E haja coração nas minhas lutas! Fiz alguns golden scores, mas com vontade e determinação consegui vencer. Quero agradecer o apoio da Marinha, da CBJ, do meu clube, a Sogipa, de todos os colegas de treino. Essa medalha também é de vocês”, disse Portela. 

Já Victor Penalber (81kg) teve um caminho um pouco mais longo. Venceu o português João Martinho por ippon, o britânico Owen Livesey por um shidô no Golden Score e, na semifinal, o russo Denis Kalinin por ippon. Na decisão, o russo Alan Khubetsov, que já havia sido punido duas vezes, chegou a jogar Penalber, mas pegou na perna do brasileiro para completar o golpe e foi eliminado da luta. É o segundo ouro de Victor Penalber no Circuito Mundial este ano. Em fevereiro, ele conquistou o Aberto Europeu de Odivelas. 

“Comecei as primeiras lutas meio travado mas consegui vitórias importantes. Na semifinal, consegui reverter um resultado adverso, saí perdendo e consegui jogar por ippon no final da luta. Na final, estava bem na luta mas acabei tomando um ippon. Só que no videoreplay os árbitros viram que o meu adversário usou a mão na perna, que não vale no judô e acabou sendo computada a vitória para mim”, analisou Penalber. 

Na categoria meio-médio (63kg), Yanka Pascoalino e Mariana Silva foram derrotadas pelas russas Diana Dzhigaros e Kamila Badurova, respectivamente, na primeira rodada e ficaram fora da disputa por medalhas. Neste domingo, Gustavo Assis (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Luciano Corrêa (100kg), David Moura (+100kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) encerram a participação brasileira na Geórgia.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Com ingressos a partir de R$ 10, Botafogo-PB inicia venda de ingressos para duelo contra o Serra Branca no Paraibano

2

Esporte

Técnico diz que Botafogo-PB tinha responsabilidade de vencer o Bahia e celebra goleada: “De dar orgulho”

3

Esporte

Treze prioriza o Paraibano e deve poupar titulares contra o Vitória

4

Esporte

Visando SAF, Botafogo-PB aprova criação de comissão para modernizar estatuto

5

Esporte

Treze contrata zagueiro Antoniel, ex-CSP, Pombal e Nacional de Patos