Jogos Olímpicos

Brasil vai a Tóquio com 95% da delegação vacinada contra Covid-19

Das cerca de 700 pessoas, entre atletas, técnicos e equipe de apoio, 92% já tomaram ao menos a primeira dose da vacina contra Covid-19; mas alguns membros não quiseram se vacinar.

Brasil vai a Tóquio com 95% da delegação vacinada contra Covid-19

Daniel Alves recebeu a primeira dose da vacina e vai representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. — Foto:Rubens Chiri/saopaulofc

A delegação brasileira vai conseguir chegar a Tóquio com uma nota perto do 10 no quesito vacinação. A perspectiva é que cerca de 95% do Time Brasil, que inclui atletas, técnicos e equipe de apoio, estará vacinada contra a Covid-19 quando desembarcar no Japão, nas próximas semanas, para a participação nos Jogos Olímpicos. Ao todo, são aproximadamente 700 pessoas –hoje com 272 atletas classificados– que terão credenciais do Comitê Olímpico do Brasil (COB) nestas Olimpíadas e, atualmente, 92% delas já tomou pelo menos a primeira dose da vacina.

— Chegar bem próximo disso, entre 90 e 100%, é algo que a gente está bem factível, a gente já tem hoje 92% das pessoas vacinadas com a primeira dose. De atletas, a gente deve chegar a aproximadamente 95%, mesmo considerando os atletas que estão fora do país, porque a gente conta também com a parceria de alguns comitês olímpicos nacionais para esses atletas que são residentes em outros países, como, por exemplo, Portugal e Espanha — explica Sebastian Pereira, gerente de alto rendimento do COB e sub-chefe de missão em Tóquio.

O Brasil recebeu cerca de 2 mil doses da Pfizer, doadas pelo Comitê Olímpico Internacional, para vacinar todas as pessoas que forem aos Jogos Olímpicos de Tóquio, que começa em um mês. Mas também há atletas e membros de comissões técnicas que foram vacinados no exterior, em acordos com comitês olímpicos como os de Espanha e Portugal, ou conseguiram receber doses em países nos quais a vacinação já estava avançada, como os Estados Unidos.

Isaquías Queiroz toma 2ª dose da vacina em BH — Foto: Comunicação Social – 4ª Região Militar/Divulgação

Esses 5% que não chegarão vacinados no Japão se dividem em: alguns atletas não quiserem receber a vacina; alguns jogadores, como os da seleção masculina de futebol, não receberam por falta de organização da CBF ou dos clubes para estar no mesmo local em um intervalo de 21 dias; e há casos raros de quem está em países, sem ser residentes, nos quais a vacinação ainda não ocorre de forma que tenham a chance de tomar as doses. No entanto, o COB conseguiu acordos para que atletas e técnicos se vacinassem nos mais diversos países, da Itália à Dinamarca ou à Sérvia.

— A gente acredita que com esse grupo, de quase 100% da delegação brasileira, junto com o divulgado pelo Comitê Internacional, de 80% de vacinados em toda a família olímpica, há uma segurança bem grande nos Jogos — conclui Sebastian Pereira.

O COI diz que cerca de 80% dos participantes destas Olimpíadas estarão vacinados, mas não obriga atletas, jornalistas ou voluntários a se vacinarem, apesar de fornecer vacinas a todos credenciados nos Jogos. O Japão permaneceu vários meses sob estado de emergência, com restrição em circulações que envolveram eventos esportivos. Até agora, 16% da população japonesa receberam ao menos uma dose da vacina. Porém, somente 6% estão totalmente imunizados.

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Botafogo-PB acerta contratação do goleiro Caio Alan, ex-Juventus-SP

2

Esporte

Corrida do Bem chega na 6ª edição e abre prazo de inscrições; veja como

3

Esporte

Sousa adiciona estrela dourada no escudo após título paraibano

4

Esporte

Sousa contrata o volante Emersonn Bastos, ex-CSP

5

Esporte

“Não tem dinheiro que compre o mando do Marizão”, garante presidente do Sousa sobre 3° fase da Copa do Brasil