copa 2014

Paraíba tem estratégia para ‘seduzir’ federações para treinos durante Copa

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014 também foi o ponto de partida para a corrida das […]

Paraíba tem estratégia para 'seduzir' federações para treinos durante Copa

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014 também foi o ponto de partida para a corrida das cidades-candidatas a Centro de Treinamentos convencerem as seleções classificadas. E João Pessoa já sabe quem precisará seduzir para também fazer parte da festa. Vale ressaltar que a capital paraibana possui dois dos seis CTs credenciados pela Fifa.

Dos 48 jogos da primeira fase, 16 deles serão no Nordeste. E oito na faixa geográfica compreendida entre Recife e Natal, cidades que não possuem nenhum CT entre os 83 locais credenciados pela Fifa. Logo, são as seleções envolvidas nessas partidas que devem ver a capital paraibana como a melhor opção para fincar base na Copa.

Itália, Estados Unidos, Japão e México vão fazer dois de seus jogos a menos de 200 quilômetros de João Pessoa. As outras seleções que vão jogar em Recife e/ou Natal são Camarões, Gana, Grécia, Uruguai, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia e Alemanha. O secretário de Esportes da Prefeitura de João Pessoa, Sérgio Meira, já definiu a estratégia para convencer os países a escolherem a cidade durante a Copa do Mundo.

Sérgio Meira, secretário de esportes de João Pessoa (Foto: Cadu Vieira / Globoesporte.com/pb)Sérgio Meira está confiante em trazer pelo menos uma
seleção para treinar em João Pessoa durante a Copa
(Foto: Cadu Vieira / Globoesporte.com/pb)

– Agora já sabemos quais seleções estarão mais próximas de João Pessoa. Vamos iniciar o trabalho de apresentação da cidade de forma mais direta, no boca a boca. A Vila Olímpica Cidade, no Valentina, já faz parte do catálogo da Fifa e agora partiremos para o contato com as federações de futebol – explicou Sérgio Meira.

O secretário não tem preferência por nenhuma seleção, mas reconhece que as quatro que vão ficar entre as sedes de Recife e Natal são favoritas para treinar em João Pessoa.

– O México, por exemplo, joga em Recife, Natal e também em Fortaleza. Ou seja, não vai sair do Nordeste na primeira fase. Naturalmente, João Pessoa seria uma excelente opção para diminuir os deslocamentos – sugeriu o secretário de esportes da capital paraibana.

Aposta no turismo

Sérgio Meira também está empolgado com o incremento do turismo em João Pessoa com a possibilidade de alguma seleção escolher a cidade para treinar durante a Copa do Mundo. E lembra três países que costumam levar verdadeiros contingentes acompanhando suas seleções.

– Os torcedores de Itália, México e Japão costumam ir a todas as Copas em grande número. Seria realmente muito interessante se João Pessoa pudesse receber alguma delas. Mas não tenho preferência por nenhuma especificamente. Qualquer seleção que vier para cá certamente será importante para o desenvolvimento do turismo, o intercâmbio cultural…

 

sorteio Copa do Mundo grupo D Uruguai, Itália e Inglaterra (Foto: AFP)Três jogos do ‘grupo da morte’ serão realizados no Nordeste: Uruguai x Costa Rica, em Fortaleza; Itália x Costa Rica, no Recife; e Itália x Uruguai, em Natal(Foto: AFP)

Em relação às obras na Vila Olímpica Cidade, Sérgio Meira garante que tudo estará concluído no fim do mês. Em fevereiro, todos os equipamentos exigidos pela Fifa estarão devidamente instalados no Valentina.

– Todo mês mandamos para a Fifa um relatório da situação da Vila Olímpica, inclusive com fotos de tudo que é feito lá. Acredito que temos boas chances de receber uma seleção – continuou Sérgio Meira.

A escolha das sedes pelas 32 federações devem acontecer nos próximos meses, tendo em vista, principalmente, a condição geográfica de seus respectivos grupos.

Mais uma opção em João Pessoa

Um dos grandes trunfos da capital paraibana receber uma seleção na Copa do Mundo é o fato de ter dois Centros de Treinamento credenciados pela Fifa. Além da Vila Olímpica Cidade, no Valentina, a outra opção é a Vila Olímpica Ronaldo Marinho, do Governo do Estado. O local também passa por melhoramentos e a previsão de entrega é em janeiro.

Além de João Pessoa, as outras cidades nordestinas que têm CTs aprovados pela Fifa são Aracaju, Maceió e Salvador, este último também com duas opções.

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Treze anuncia retorno de volante e chegada de novo atacante

2

Esporte

Botafogo-PB acerta contratação do goleiro Caio Alan, ex-Juventus-SP

3

Esporte

Corrida do Bem chega na 6ª edição e abre prazo de inscrições; veja como

4

Esporte

Sousa adiciona estrela dourada no escudo após título paraibano

5

Esporte

Sousa contrata o volante Emersonn Bastos, ex-CSP