Doping generalizado

Por ‘doping de estado’, COI bane Rússia dos Jogos de Inverno de 2018

O COI disse em uma entrevista coletiva que o relatório de Schmid confirmou "a manipulação sistemática das regras e sistemas antidoping na Rússia"

Por 'doping de estado', COI bane Rússia dos Jogos de Inverno de 2018

A Rússia foi banida dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang por doping — Foto:Reprodução

A Rússia foi banida da Olimpíada de Inverno de Pyeongchang em 2018, depois do surgimento de evidências de doping generalizado, mas alguns de seus atletas terão permissão para competir sob a bandeira de “atleta olímpico da Rússia”, informou o Comitê Olímpico Internacional nesta terça-feira.

O COI também decidiu suspender o presidente do Comitê Olímpico Russo (ROC), Alexander Zhukov, como membro do COI, uma vez que sua associação à entidade internacional está vinculada à sua posição como chefe do ROC, que foi suspenso dos Jogos. Zhukov disse que os atletas russos vão recorrer à Corte Arbitral do Esporte contra a decisão do COI, segundo a agência de notícias R-Sport.

O vice-primeiro-ministro da Rússia, Vitaly Mutko, também foi banido de qualquer participação futura nos Jogos Olímpicos.

O COI disse em uma entrevista coletiva que o relatório de Schmid confirmou “a manipulação sistemática das regras e sistemas antidoping na Rússia”.

Samuel Schmid, autor do relatório, disse aos jornalistas: “Os resultados não se baseiam apenas no testemunho de Grigoory Rodchenkov (denunciante). Existem provas científicas, documentos de declarações de testemunhas e correspondência.

“Os fatos são que, na Rússia, houve manipulação sistêmica de doping e do sistema antidoping… que também ocorreu em Sochi 2014 (Jogos Olímpicos de Inverno).”

A decisão do COI ocorre 18 meses após a entidade ter recusado uma proibição total para atletas russos na Rio 2016 e ter dito às federações esportivas internacionais que decidissem individualmente sobre a participação de russos no Brasil.

Embora os representantes de atletismo e levantamento de peso tenham sido banidos da Rio 2016, cerca de 70 por cento da equipe original de 387 atletas da Rússia participaram dos Jogos de 2016.

A decisão de terça-feira, no entanto, parece ter levado em conta os crescentes protestos de outros países, de grandes agências nacionais antidoping e de atletas que se sentiram roubados por seus oponentes russos por anos e exigiram uma suspensão total da Rússia.

Alexei Kravtsov, presidente da União Russa de Patinação, protestou: “A decisão do COI é ofensiva e insultante. É completamente injustificada. Considero que esta decisão irá dar um grande golpe a todo o movimento olímpico.”

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Treze anuncia retorno de volante e chegada de novo atacante

2

Esporte

Botafogo-PB acerta contratação do goleiro Caio Alan, ex-Juventus-SP

3

Esporte

Corrida do Bem chega na 6ª edição e abre prazo de inscrições; veja como

4

Esporte

Sousa adiciona estrela dourada no escudo após título paraibano

5

Esporte

Sousa contrata o volante Emersonn Bastos, ex-CSP