Copa do Nordeste

Procurador-geral do STJD denunciará Botafogo-PB e Sport e prevê punição

Paulo Schmitt diz que clubes precisam responder por incidentes envolvendo as suas torcidas no último domingo; times podem perder mando de campo no Nordestão

O procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, afirmou que o  Botafogo-PB e o Sport deverão ser punidos pelos incidentes envolvendo as torcidas dos clubes na partida da Copa do Nordeste do último domingo, no estádio Almeidão, que terminou empatada por 1 a 1. 

Segundo o procurador, as equipes podem perder o mando de campo de um a dez jogos. Ele relatou que já viu algumas imagens do ocorrido e disse que vai apresentar uma denúncia ainda nesta semana.

“Nós iremos apresentar uma denúncia. Sem dúvidas, os clubes terão que responder pelo o que aconteceu. A punição varia de um a dez jogos, mas isso será discutido durante o processo”, disse. 

Botafogo-PB x Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Procurador-geral do STJD estuda punição a Botafogo-PB e Sport por incidentes do último domingo no estádio Almeidão (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

 

Ainda segundo Paulo Schmitt, os clubes erraram ao aceitar que a partida fosse disputada no estádio. “Para começar, o jogo não deveria ser disputado naquele campo. O local está em obras e cheio de entulhos e isso facilita esse tipo de situação. Mas vamos analisar tudo isso no processo.”

O Sport publicou em seu site um apelo pela paz. O vice-presidente jurídico do Sport, Arnaldo Barros, afirmou que o Rubro-negro está tranquilo com relação ao julgamento do caso. Na avaliação do dirigente, o clube fez tudo o que estava ao seu alcance para evitar o conflito entre as torcidas.

“Além disso, nós entramos em contato com a Federação Pernambucana de Futebol, que solicitou cuidados aos dirigentes da Paraíba e recebemos a confirmação de que o local poderia receber o jogo. Então, não tínhamos mais o que fazer. Afinal, o mando de campo não era nosso”, destacou.

Relembre o caso

Na estreia da Copa do Nordeste, no último domingo, os torcedores de Botafogo-PB e Sport precisaram ocupar o mesmo setor no Almeidão porque o estádio passa por reformas e teve sua capacidade reduzida para 8.600 mil pessoas.  Aos 12 minutos do segundo tempo, logo depois do gol de empate do time pernambucano e da expulsão do atacante Frontini, da equipe paraibana, começou o tumulto entre as torcidas. A situação ficou ainda mais tensa quando a Polícia Militar fez uso de spray de pimenta para conter os ânimos.

Mais confusão


O problema envolvendo as duas torcidas no estádio Almeidão não é a única polêmica do jogo. O nomes de dois atletas do Botafogo-PB que participaram da partida no último domingo foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF um dia após o duelo. Ciente da informação, a diretoria do Sport afirmou que entraria com uma ação para que o time paraibano perca os pontos da partida, que terminou empatada.

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Treze anuncia contratação de lateral-direito e chega a 10 reforços para Série D

2

Esporte

Kiko deixa o Botafogo-PB e destino deverá ser o futebol tailandês

3

Esporte

Ativo no mercado, Treze-PB acerta com o atacante Jefinho, ex-Boa Vista

4

Esporte

Treze-PB anuncia chegada do zagueiro Milani, ex-Flamengo

5

Esporte

Técnico do Botafogo-PB avalia jogo ‘difícil’ contra o Floresta e celebra estreia positiva na Série C