Movimento

Torcedoras do Botafogo-PB reinvidicam estádio saudável para mulheres

De acordo com o Alvinegras 1931, o movimento prega respeito no futebol.

Torcedoras do Botafogo-PB reinvidicam estádio saudável para mulheres

Alvinegras 1931 lutam pelo espaço das mulheres nos estádios — Foto:Reprodução

As torcedoras do Botafogo-PB organizaram um movimento feminista que busca um estádio saudável para mulheres. De acordo com o Alvinegras 1931, o movimento prega respeito no futebol.

O movimento feminista de torcedoras do Botafogo-PB busca fazer do estádio do futebol um espaço das mulheres, em que elas possam torcer, gritar, se emocionar, e, mais do que tudo, ser respeitadas como torcedoras e como mulheres.

Nas redes sociais, o trabalho já começou. No perfil do movimento no Instagram, as integrantes geram conteúdo informativo sobre as mais diversas violências contra a mulher dentro e fora dos estádios e também defendem a normalização da presença feminina em todas as áreas do futebol. Em breve, algumas histórias de opressão machista contra mulheres relacionadas ao futebol serão divulgadas nas redes sociais, para mostrar como ainda é bem difícil amar o esporte mais popular do mundo sendo mulher.

O movimento é formado por várias mulheres, de todo tipo de classe social, crença ou orientação sexual. Evidentemente, há apenas um pré-requisito: ser torcedora do Botafogo-PB. Apesar da possibilidade de união na arquibancada para acompanhar partidas do Belo, o movimento não terá um local específico no Almeidão, já que nele existem integrantes de várias torcidas organizadas diferentes, por exemplo, como conta a estudante Gabriela Costa, de 25 anos.

– Não iremos (necessariamente) nos reunir no estádio em um lugar específico, até porque tem meninas da Arquibancada Sol, da Sombra, que são de torcidas organizadas, como eu e Nelisa (ambas fazem parte da Império Alvinegro). O Alvinegras 1931 é um movimento feminista que lutará por espaço dentro e fora das arquibancadas do Almeidão – explicou.

Dia Internacional da Mulher

Na partida desse sábado, contra o Imperatriz, pela Copa do Nordeste, o Alvinegras 1931 fez a sua primeira ação no Estádio Almeidão; um dia antes do Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo.

Uma das revoltas que as torcedoras têm é com as condições oferecidas a elas nos banheiros femininos das praças esportivas paraibanas. De acordo com muitos relatos, os banheiros raramente têm papel higiênico. Muito menos outros materiais que possam dar conforto a elas num estádio de futebol.

– A gente colocou cestinhas nos banheiros com alguns materiais importantes, como papel higiênico e sabonete, por exemplo. Além disso, distribuímos marcadores com mensagens para as mulheres – revelou Gabriela.

O Alvinegro 1931 é mais um time de mulheres que depois de muito tempo entra em campo, avisando que não mais vai sair. A busca delas não é nem virar o jogo, mas apenas empatar as condições, mostrando que, com respeito, todos ganham.

COMPARTILHE

Bombando em Esporte

1

Esporte

Treze anuncia retorno de volante e chegada de novo atacante

2

Esporte

Botafogo-PB acerta contratação do goleiro Caio Alan, ex-Juventus-SP

3

Esporte

Corrida do Bem chega na 6ª edição e abre prazo de inscrições; veja como

4

Esporte

Sousa adiciona estrela dourada no escudo após título paraibano

5

Esporte

Sousa contrata o volante Emersonn Bastos, ex-CSP