Estudantes

Acidente de ônibus com adolescentes húngaros mata 16 na Itália

A maioria das vítimas morreram carbonizadas, enquanto os outros 40 passageiros ficaram feridos, uma dezena deles gravemente

Acidente de ônibus com adolescentes húngaros mata 16 na Itália

A maioria das vítimas morreram carbonizadas — Foto:Divulgação

Dezesseis pessoas morreram na noite de sexta-feira em um acidente de ônibus perto de Verona, no norte da Itália, no qual viajavam jovens húngaros, embora a valentia de um professor tenha evitado, aparentemente, um balanço ainda pior.

A maioria das vítimas morreram carbonizadas, enquanto os outros 40 passageiros ficaram feridos, uma dezena deles gravemente.

Fotos divulgadas pela polícia mostram o ônibus em chamas em uma saída da estrada, durante a noite, e depois sua carcaça incendiada, de madrugada.

“Uma cena impressionante e devastadora”, declarou à Radio Capitale o diretor da polícia rodoviária de Verona, Girolamo Lacquaniti.

Os passageiros eram, em sua maioria, adolescentes húngaros de 16 a 18 anos, acompanhados por alguns pais e professores, que voltavam à Hungria após uma viagem escolar às montanhas da França.

No total, havia 56 pessoas a bordo, incluindo dois motoristas.

Segundo o site de informação húngaro Index.hu, os adolescentes eram alunos do liceu Szinyei de Budapeste.

“Os que estavam sentados na parte traseira do ônibus se salvaram quebrando os vidros, em meio a gritos e pânico. Um professor de educação física salvou muitos dos que estavam a bordo ao virar o ônibus. Está hospitalizado, com graves queimaduras nas costas”, declarou Judit Timaffy, consulesa da Hungria que se dirigiu ao local, citada pela imprensa italiana.

“São crianças, isso é o mais difícil. Todos pensam nas suas. Mas o governo húngaro faz e fará todo o necessário para aplacar a dor das famílias”, declarou à televisão o ministro húngaro das Relações Exteriores, Peter Szijjarto, à beira das lágrimas.

– Gritos e pânico –

“O ônibus avançava a uma velocidade constante e não vimos indícios de freagem”, explicou Lacquaniti à rádio. O fogo ocorreu “alguns instantes depois do impacto”, explicou.

“Em nosso quartel acolhemos 13 jovens que se salvaram se jogando do ônibus”, acrescentou.

O drama ocorreu às 23h00 (20h00 de Brasília) de sexta-feira em uma saída da estrada em San Martino Buon Albergo, perto de Verona. Algumas vítimas morreram ao ser ejetadas no momento do impacto, mas a maioria delas foram carbonizadas.

Segundo os primeiros elementos da investigação, nenhum outro veículo esteve envolvido no acidente, e ele provavelmente ocorreu por uma falha mecânica, um mal-estar ou pelo adormecimento do piloto.

“Ainda é muito cedo para determinar a causa desta tragédia”, disse Lacquaniti. A polícia começou a examinar as câmeras de vigilância da estrada.

Em uma declaração transmitida pela agência húngara MTI, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, afirmou que “a perda de nossos filhos é o maior drama de todas as famílias, comunidades ou nações” e disse estar “neste momento de luto, através de oração, com os familiares atingidos por esta tragédia”.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

2

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

3

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia

4

Mundo

VÍDEO: Indonésia emite alerta de tsunami após erupção de vulcão

5

Mundo

Alagamentos em Dubai: ‘Semeadura de nuvens’ pode ser causa da pior chuva na história da cidade, diz agência